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Perguntas frequentes - Microsoft Teams


Questões Globais


1. Os formadores terão formação no Teams?
FORMAÇÃO / INFORMAÇÃO

Não. Em fevereiro de 2020, o CICCOPN convidou todos os formadores a participar no programa Microsoft Academy, que inclui uma formação gratuita no Teams como plataforma de ensino. O conhecimento do Teams será da responsabilidade de cada formador, sendo que o CICCOPN disponibiliza tutoriais de ajuda para a sua utilização.


2. A quem podem dirigir-se os formadores para esclarecer dúvidas?
FORMAÇÃO / INFORMAÇÃO

A equipa 'Formadores’ do Teams possui um canal próprio (‘Ajuda’) onde é possível colocar as dúvidas.


3. Como serão organizadas as sessões síncronas e assíncronas?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

As sessões síncronas e assíncronas deverão ser organizadas conforme as indicações da equipa ETC e com o apoio dos tutoriais publicados no canal ‘Plano para Continuidade da Formação’, na equipa ‘Coordenadores’ do Teams.


4. Será dada prioridade às UFCD que possam mais facilmente ser realizadas online?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Sim. Numa primeira fase, a prioridade foi para as UFCD que haviam sido interrompidas aquando da suspensão da formação presencial; numa segunda fase, será dada prioridade às UFCD que sejam consideradas passíveis de serem ministradas a distância.


5. Como vão ser validadas as presenças, para efeitos de apoios sociais?
APOIOS SOCIAIS

Nas sessões síncronas, através de folha de registo de presenças. Nas sessões assíncronas, através do registo dos trabalhos realizados pelos formandos e carregados na plataforma Teams.


6. Na modalidade de Aprendizagem, vai ser possível dar início ao 3º período de formação sem a realização da Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT)?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Essa situação poderá ser possível em circunstâncias excecionais, desde que devidamente fundamentada pelas equipas técnica e pedagógica, obtida a concordância dos formandos envolvidos e sujeita à aprovação da Direção do Centro.


7. O Moodle será integrado no Teams?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

A integração do Moodle no Teams está prevista (se se justificar), mas ainda não nesta fase. Podemos continuar a utilizar o Moodle autonomamente, enquanto não for possível tratar da integração no Teams.


8. Os coordenadores devem fazer calendarização no GIF?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Sim, os coordenadores devem calendarizar no GIF as sessões síncronas e assíncronas.


9. Os formadores terão acesso à plataforma de sumários e faltas do CICCOPN a partir de casa?
Como e onde serão registados os sumários?
PLATAFORMAS

Os formadores não terão acesso à Intranet dos Formadores, porque ela só funciona na rede interna do CICCOPN. No entanto, existirá sempre um mecanismo para registo dos sumários e presenças na plataforma Teams.


10. Os formadores continuarão a ter acesso aos recursos pedagógicos do CICCOPN?
PLATAFORMAS

Sim. Embora os formadores não possam aceder diretamente ao Gestor de Recursos Pedagógicos do CICCOPN, podem solicitar os recursos pretendidos ao coordenador da ação, que se encarregará de encaminhar os pedidos para o Gestor de Recursos. Uma vez na posse dos recursos, será da responsabilidade de cada formador disponibilizá-los aos formandos através da plataforma Teams.


11. As ações de formação à medida para empresas irão decorrer fora do âmbito do Teams?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Essas ações podem ser realizadas fora da plataforma Teams, mas também pode ser utilizada a plataforma sempre que se justificar. LM


12. As sessões da formação modular terão a mesma duração (diária e semanal) das sessões presenciais?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Na medida do possível, sim. Na formação pós-laboral, prevê-se manter as 3,5 ou 4 horas de sessão, distribuídas por sessões síncronas e assíncronas. Na formação laboral, prevê-se a distribuição da formação por 2 blocos (manhã e tarde), com a duração de 3 ou 3,5 horas cada. Cada bloco será constituído por uma sessão síncrona e uma assíncrona. Caberá sempre ao coordenador definir a melhor estratégia em função do público-alvo.


13. Será possível termos um sistema de formação híbrido no caso dos CEF?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Sim, tecnicamente é possível coexistir a formação a distância e a formação presencial, mas cada situação terá de ser analisada casuisticamente.


14. Como é que os formandos serão avisados atempadamente da necessidade de utilização do Teams?
FORMAÇÃO / INFORMAÇÃO

Os formandos serão avisados através dos coordenadores das ações e dos Serviços Administrativos do CICCOPN.


15. As ações de formação a distância só têm início com 100% dos formandos aptos?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Sim, todos os formandos deverão estar prontos a iniciar a formação. Em situações de formandos com dificuldades, o CICCOPN providenciará soluções para que todos os formandos possam acompanhar a formação a distância.


16. As ações que não terminaram terão de ir até ao fim, mesmo se compostas por UFCD práticas?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Sim, todas as ações terão de ser concluídas. Os moldes em que isso será efetuado será analisado caso a caso.


17. Será possível retomar a formação presencial, reduzindo o número de formandos por sala?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Enquanto se mantiver o estado de emergência decretado pelo Governo, não poderá haver formação presencial no CICCOPN. Mais tarde, à medida que o confinamento for sendo aliviado, talvez essa situação seja possível. Será uma situação a analisar futuramente.


18. Qual a estratégia para formandos que não têm equipamento adequado para assumir a formação a distância?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Nesses casos, a estratégia poderá passar pelo empréstimo de equipamentos e acesso à internet, ou pelo envio do material em suporte de papel. A análise da estratégia a adotar será feita caso a caso.


19. As sessões síncronas terão de ser gravadas?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Sim, todas as sessões síncronas terão de ser gravadas na sua componente teórica, para evidência da formação.


20. Os formandos vão receber algum tutorial sobre a utilização da plataforma Teams?
FORMAÇÃO / INFORMAÇÃO

Os tutoriais que forem preparados para coordenadores, formadores e formandos serão disponibilizados na própria plataforma.


21. Vão ser criadas contas Office365 para todos os formandos?
PLATAFORMAS

Sim, todos os formandos que acedam ao Teams terão as contas criadas no Office 365.


22. Como será feito o controlo da assiduidade por parte dos formadores?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Nas sessões síncronas, a assiduidade dos formandos será validada pelos formadores, através do preenchimento de folhas de registo de presenças. A assiduidade nas sessões assíncronas será validada através da entrega de trabalhos ou tarefas por parte dos formandos, em função dos pedidos dos formadores.
Estas evidências ficam registadas na própria plataforma Teams.


23. Qual será o número de horas de formação diárias?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

O número de horas de formação diárias depende de cada modalidade de formação. Será algo a analisar caso a caso.


24. Se um formador necessitar de ajuda em tempo real, no início de uma sessão, como pode obtê-la?
PLATAFORMAS

Poderá utilizar o canal ‘Ajuda’ na equipa 'Formadores’ do Teams. Haverá um ficheiro com as indicações para solicitar a ajuda.


25. Como vão ser criadas as turmas no Teams? Quem as cria?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

As turmas são criadas pelo Departamento de Informática, após solicitação por parte dos coordenadores das ações.


26. O que se pode considerar evidências da formação ministrada?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

É possível obter evidências da formação ministrada de diversas formas: através da gravação das sessões síncronas, pelo registo dos trabalhos entregues pelos formandos e através de qualquer outro tipo de registo de atividade efetuado pela própria plataforma.


27. Como irão funcionar as avaliações? E se o formador já tiver avaliações registadas ainda durante a formação presencial?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

A avaliação pode ser feita com a ajuda da própria plataforma Teams. Todos os momentos de avaliação podem ser tidos em conta para a avaliação final, a qual contará com a contribuição de todas as tarefas propostas no Teams (avaliação contínua), acrescidas da componente comportamental (como previsto na grelha de avaliação do CICCOPN).
As avaliações que tenham sido realizadas ainda durante a formação presencial podem ser incluídas na grelha de avaliação, sendo, assim, usadas para a avaliação final.




Questões Formandos


1. Toda a formação ministrada pelo CICCOPN pode ser desenvolvida em formação a distância?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

A formação a distância pode ser desenvolvida para todas as modalidades de formação do Sistema Nacional de Qualificações. Apenas estão excluídas as unidades de formação que, pela sua natureza prática, requerem espaços laboratoriais ou oficinas e condução e manobra de equipamentos.
No que diz respeito à formação que dá acesso a profissões ou atividades profissionais regulamentadas, pode haver algumas condicionantes, por indicações expressas das entidades reguladoras.


2. A formação a distância é gratuita?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Sim, toda a formação a distância é gratuita, com exceção da oferta de formação contínua especializada.


3. Qual a plataforma utilizada pelo CICCOPN para o desenvolvimento da formação a distância e quais os recursos informáticos necessários para os formandos?
PLATAFORMAS

A formação a distância do CICCOPN é organizada através da plataforma Teams, da Microsoft, enquadrada no Office365, de acesso gratuito. Para aceder à formação através desta plataforma, os formandos devem ter acesso a um computador, tablet ou smartphone com internet, dotado de câmara e microfone.


4. Na formação a distância mantêm-se as cargas horárias previstas para cada ação?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Sim, a carga horária de todas as modalidades de formação do Sistema Nacional de Qualificações, bem como a da nossa oferta formativa de formação contínua especializada, mantém-se inalterada.


5. Como são apuradas as horas assistidas na formação a distância?
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

As horas de formação são apuradas, essencialmente, de duas formas: por um lado, através das horas de participação dos formandos em sessões síncronas (videoconferências); por outro lado, através dos trabalhos e tarefas realizados pelos formandos, que representam horas investidas em atividades, e ainda dos momentos de avaliação realizados (tudo isto em sessões assíncronas).


6. Os formandos em regime de formação a distância têm direito a apoios sociais?
APOIOS SOCIAIS

Sim. De um modo genérico, os formandos podem ter acesso aos seguintes apoios sociais:


7. Em formação a distância, os formandos têm direito a outros apoios (por exemplo, despesas de transporte/subsídio de transporte, subsídio de acolhimento)?
APOIOS SOCIAIS

Não, em formação a distância os formandos têm apenas direito a subsídio de alimentação e bolsa de formação/profissionalização, desde que reúnam as condições para tal.


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