Notícias e Destaques



OiRA – ferramenta digital para a avaliação de risco


O OiRA (Online interactive Risk Assessment) é uma ferramenta digital gratuita e de acesso livre, especificamente concebida para a avaliação de riscos, selecionável em função do país, do idioma e do setor.

Em Portugal, esta ferramenta foi desenvolvida e adaptada pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), a entidade que representa a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) a nível nacional. Nesta adaptação, a ACT contou com a colaboração do CICCOPN.

No caso do setor da Construção, a ferramenta para a avaliação de riscos destina-se, sobretudo, às micro e pequenas empresas (MPE), que exercem atividades na construção de edifícios (https://oiraproject.eu/pt/oira-tools?text=&field_country%5B35%5D=35&field_sector_category%5B1184%5D=1184&sort=date).

Tendo em conta a atual situação sanitária, resultante da Covid-19, a ferramenta OiRA contém medidas associadas às várias dimensões do combate à pandemia, e inclui orientações e recomendações das entidades nacionais e europeias competentes. Este novo instrumento digital assume-se como uma ajuda de enorme importância para as empresas que pretendem implementar medidas e procedimentos de segurança e saúde dos trabalhadores e das relações profissionais com os seus clientes, utentes e colaboradores externos.




ações a iniciar
plano de formação do CICCOPN
plano de formação do LGMC
links úteis
notícias