Notícias e Destaques



Formação profissional – áreas e saídas profissionais prioritárias


O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.) define anualmente as áreas e saídas profissionais a priorizar no desenvolvimento da formação profissional, de modo a garantir uma oferta formativa que vá ao encontro das reais necessidades do mercado de trabalho. Em articulação com as Delegações Regionais, o IEFP. I.P. definiu as áreas para o período 2020-2021.

O Instituto procurou, assim, identificar um conjunto de saídas profissionais que se encontram em linha com as prioridades da economia, na perspetiva de qualificar profissionais que promovam o aumento da competitividade das empresas, potenciando, por esta via, a criação de emprego qualificado.

A lista define as prioridades no plano regional e os diferentes níveis de prioridade definidos para cada saída profissional devem constituir uma referência para a atividade dos centros de formação.

As áreas de formação principais do CICCOPN são praticamente todas de prioridade elevada, o que vem reforçar a ideia já expressa em diversas ocasiões de que o setor da Construção tem grande necessidade de mão de obra qualificada.

O quadro seguinte poderá servir de orientação para quem pretenda (re)definir o futuro profissional e apostar numa formação com grande potencial de empregabilidade.




Saídas Profissionais Prioritárias


CICCOPN – um futuro com bases sólidas!

ações a iniciar
plano de formação do CICCOPN
plano de formação do LGMC
links úteis
notícias