JOVENS abrir fechar menu

Formação com forte componente prática, para jovens entre os 15 e os 24 anos.

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA JOVENS
Equivalência ao 9.º ano

APRENDIZAGEM
Equivalência ao 12.º ano

ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA
Cursos de nível 5

ADULTOS abrir fechar menu

Formação para atualização de conhecimentos e qualificações, a partir dos 18 anos.

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA
Formação gratuita de curta duração

ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA
Cursos de nível 5

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA ADULTOS
Formação gratuita de longa duração

FORMAÇÃO CONTÍNUA ESPECIALIZADA
Formação não especializada

FORMAÇÃO GÁS
Habilitante e de atualização

EMPRESAS abrir fechar menu

Formação à medida para empresas que apostam no conhecimento e na qualificação.

VANTAGENS

ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO

PORTEFÓLIO DE CLIENTES

CENTRO QUALIFICA abrir fechar menu

Certificação de competências pela valorização da experiência profissional.

MAIS QUALIFICAÇÃO, MELHOR EMPREGO

À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE

CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

LABORATÓRIO abrir fechar menu

Formação e serviços nas áreas da geotecnia e dos materiais de construção.

APRESENTAÇÃO

ENSAIOS / ACREDITAÇÃO

FORMAÇÃO

CONTACTOS 

Destaques

Quinta às Cinco
19-01-2023

Webinário “Investimento no capital humano das organizações”

O Quinta às Cinco regressa em 2023 com novos temas, escolhidos a pensar nos interesses de quem habitualmente nos segue.

No próximo dia 26 de janeiro, Mariana Dias fala-nos da formação e da sua relevância enquanto investimento no património mais importante das organizações – o capital humano. Partindo do ponto de vista da empresa, a oradora explora como planear e organizar a formação, aborda alguma legislação e apresenta-nos o ciclo da formação.

Acreditamos que vai achar este tema interessante, por isso, já lhe reservámos um lugar – basta inscrever-se aqui. Até lá!

Formação Santo Tirso
06-12-2022

CICCOPN forma técnicos/as preparadores/as de obra em Santo Tirso

Teve início, no dia 28 de novembro, a segunda edição do curso de Técnico/a Preparador(a) de Obra – CAD e modelação BIM, nas instalações da Fábrica de Santo Thyrso. Esta formação resulta de um projeto nascido para dar resposta às necessidades do mercado de trabalho, em sinergia com empresas e entidades locais.

Ao CICCOPN, associam-se o município de Santo Tirso, que cedeu as instalações para a realização da formação na antiga Fábrica de Santo Thyrso, o Centro de Emprego de Santo Tirso, que auxilia e direciona os formandos atualmente desempregados, e a Garcia Garcia, empresa especializada na área de projeto e construção de edifícios. Nesta segunda edição, associam-se ainda ao projeto as empresas de construção Gabriel Couto e Casais.

A propósito do arranque desta segunda edição do curso, marcada por uma cerimónia oficial que ocorreu no dia 29 de novembro, Rui Valente, Diretor do CICCOPN, revelou que o objetivo do Centro é “a promoção da formação profissional para o setor”.

“Há uma necessidade muito grande, neste momento, de trabalhadores qualificados para a Construção Civil. A AICCOPN fala de um número que rondará os 80 000, por isso, o CICCOPN tem um desafio muito grande, que é encontrar parcerias para, de uma forma célere, fazermos uma formação para o mercado de trabalho", explicou.

“Pretende-se que quem frequente estas formações adquira as qualificações para um posto de trabalho, com a mais-valia da ligação ao mercado de trabalho, fazendo com que quem termine o curso tenha a sua empregabilidade quase garantida", salientou Rui Valente.

Sílvia Tavares, vereadora com o pelouro da educação da Câmara de Santo Tirso, reforçou a ideia de que "estas formações são muito importantes para o território, dado que o município tem a preocupação de adaptar a oferta educativa e formativa às necessidades do território, no que diz respeito à empregabilidade".

"Muitos destes formandos já têm formação base noutras áreas, mas sentiram a necessidade de uma requalificação profissional, para que possam ter um melhor acesso à empregabilidade. O CICCOPN, desde a primeira hora, disse que estava presente para nos ajudar a formar as pessoas", sublinhou a vereadora.

Por seu lado, Isabel Cruz, Diretora do Centro de Emprego de Santo Tirso, frisou que o Centro de Emprego “assume um forte papel, estando presente sempre que surgem oportunidades de criar emprego ou de dar ferramentas às pessoas que as ajudem a potenciar a entrada no mercado de trabalho. Neste caso, vamos buscar a área de conhecimento para dotar os nossos desempregados de competências que permitam satisfazer as necessidades dos empresários”.

Por fim, Luís Vilaça, da empresa Garcia Garcia, afirmou que “pela pouca mão de obra qualificada existente em Portugal, este tipo de cursos auxilia, não só à captação de jovens, mas também à requalificação de pessoas com baixa empregabilidade".

Formação Santo Tirso Formação Santo Tirso Formação Santo Tirso

Formação Arouca
06-12-2022

CICCOPN promove formação profissional em Arouca

O CICCOPN iniciou um curso de Eletricista de Instalações, que vai decorrer nas instalações da empresa A. Pimenta, em Arouca. O curso integra um ciclo de formações em diversas áreas relacionadas com o setor da Construção, na sequência do levantamento de necessidades efetuado junto de empresas locais.

O projeto resulta de uma iniciativa que envolve o município de Arouca, o CICCOPN, o Serviço de Emprego de S. João da Madeira e empresas de construção sedeadas no concelho de Arouca, e visa dar resposta à necessidade de trabalhadores qualificados para o setor naquela região.

As saídas profissionais identificadas como mais prementes foram Eletricista de Instalações, Serralheiro Civil, Carpinteiro de Limpos e Medidor Orçamentista. Os cursos são de média duração, com cerca de 500 horas, e têm um cariz essencialmente tecnológico e prático, visando facilitar a integração célere no mercado de trabalho. A formação decorre em ambiente empresarial.

Este é mais um exemplo da preocupação do CICCOPN em adaptar a formação que ministra às reais necessidades do mercado de trabalho.

Formação Arouca Formação Arouca Formação Arouca

Quinta às Cinco
28-11-2022

Webinário “Reabilitação de estruturas de betão armado do início do século XX”

O nosso webinário da semana passada abordou o tema da reabilitação, tão atual num momento em que esta vertente da construção está em forte crescimento. Se não pôde assistir ao evento em direto, pode ver aqui o vídeo e aqui a apresentação da formadora.

Este foi o último webinário deste ano, mas o Quinta às Cinco vai trabalhar para lhe trazer novidades em 2023. Até lá, aproveitamos para lhe desejar umas Festas Felizes!

Erasmus+
22-11-2022

Formandos do CICCOPN participam em mobilidade Erasmus+

Têm como destino as cidades francesas de Trappes e Lons-le-Saunier, como participantes no programa Erasmus+, que lhes permite a realização de um estágio fora de portas.

O CICCOPN enviou doze formandos para duas cidades francesas, integrados no projeto InForCIC (Internacionalizar a Formação no CICCOPN), do programa europeu Erasmus+, um programa que possibilita estágios fora de Portugal para jovens que frequentam o ensino e a formação profissionais. No caso do CICCOPN, os formandos foram para Trappes, a cerca de vinte quilómetros de Paris, e para Lons-le-Saunier, junto à fronteira com a Suíça.

Considerando a barreira linguística, o CICCOPN preparou previamente os jovens, realizando sessões de formação em língua francesa, que abordaram alguns pontos básicos, fundamentais para os jovens poderem estabelecer diálogos simples em situações do dia a dia durante o estágio.

Os formandos seguiram em três grupos, sendo sempre acompanhados, nos primeiros dias, por um técnico do CICCOPN.

O projeto terminará em meados de dezembro. Aguardamos com espectativa a chegada dos formandos para conhecermos as suas experiências, quer na vertente profissional do programa, quer na pessoal.

Programas como este são uma excelente oportunidade para os jovens conhecerem realidades diferentes, que muito os enriquecem.

Erasmus+ Erasmus+ Erasmus+

Quinta às Cinco
18-11-2022

Webinário “Reabilitação de estruturas de betão armado do início do século XX”

O último webinário de 2022 chega já no próximo dia 24. Esmeralda Paupério fala-nos da reabilitação de estruturas de betão do início do século passado e aborda algumas particularidades construtivas de alguns edifícios do Porto dessa época. Este é um tema muito atual, num momento em que o setor da Construção está em crescimento, com uma forte aposta precisamente nos projetos de reabilitação.

Já sabe que lhe guardamos um lugar – inscreva-se aqui.

Até lá!

Entrevista TSF
15-11-2022

CICCOPN em entrevista na TSF

A rádio TSF transmitiu esta manhã uma entrevista a Rui Valente, o Diretor do CICCOPN, no âmbito do programa “Um Minuto a E.voluir”, que divulga projetos de qualificação apoiados pelo Programa Operacional Capital Humano e pela União Europeia.

A entrevista foi uma boa oportunidade para dar a conhecer as mais-valias da formação profissional e as excelentes perspetivas de empregabilidade do setor da Construção.

Ouça o programa aqui.

Quinta às Cinco
14-11-2022

Webinário “Marketing para negócios locais”

O nosso webinário da semana passada falou sobre o marketing digital e sobre como ele se aplica aos negócios locais, um tema muito importante, sobretudo para quem gere pequenas empresas de âmbito regional. Se não pôde assistir ao evento em direto, pode ver aqui o vídeo e aqui a apresentação da formadora.

No próximo dia 24 de novembro, teremos connosco Esmeralda Paupério, para nos falar da reabilitação de estruturas de betão armado do início do século XX. Atendendo à grande atualidade do tema, sabemos que vai querer participar.

Até breve!

IPDJ
10-11-2022

IPDJ visita o CICCOPN, para promover a educação para a saúde pela música

No âmbito de uma candidatura ao programa “Cuida-te+”, do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), 30 jovens do CICCOPN tiveram a oportunidade de participar numa ação para promover a educação para a saúde pela música.

A execução desta ação, em nome do IPDJ, foi assegurada pela “Sol sem Fronteiras” (Solsef), uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento. Foi um despertar de consciências para uma lista de necessidades, sentimentos e emoções, utilizando também uma diversidade de instrumentos musicais.

Nestas apresentações, os formandos são sempre convidados a refletir sobre situações do seu dia a dia e são motivados a pedir ajuda sempre que necessitem. Os formandos que participaram na iniciativa mostraram-se muito satisfeitos.

IPDJ IPDJ IPDJ

Quinta às Cinco
04-11-2022

Webinário “Marketing para negócios locais”

Os negócios de dimensão local podem enfrentar dificuldades específicas, tendo em conta a pequena dimensão. No entanto, a proximidade geográfica que esses negócios têm relativamente aos seus clientes pode ser uma vantagem competitiva. No próximo dia 10 de novembro, Sónia Ayres fala-nos da importância do marketing digital para os negócios locais e apresenta algumas ferramentas e estratégias simples para ajudar as empresas a destacar-se.

Achamos que este tema pode interessar-lhe, por isso temos um lugar à sua espera – inscreva-se aqui.

Até lá!

Quinta às Cinco
28-10-2022

Webinário “Riscos tecnológicos”

A intervenção humana nas mais variadas áreas explica o crescente número de ocorrências de acidentes tecnológicos nos últimos anos. O nosso último webinário focou esse tipo de ocorrências e desenvolveu as atitudes que podem ajudar a evitá-los. Se não pôde assistir ao evento em direto, pode ver aqui o vídeo e aqui a apresentação do formador.

No dia 10 de novembro, falaremos de marketing para negócios locais, um tema muito atual e que certamente será do interesse de quem nos acompanha habitualmente. Já sabe que contamos consigo.

Até breve!

Quinta às Cinco
21-10-2022

Webinário “Riscos tecnológicos”

Todos conhecemos a importância da tecnologia no nosso dia a dia e é fácil prever que ela será cada vez mais importante. Mas a tecnologia traz riscos e impactos menos bons para a vida de todos nós. No próximo dia 27 de outubro, Miguel Sousa aborda este tema tão atual, destacando os avanços tecnológicos atuais e falando dos riscos que deles decorrem e da sua interação com os demais riscos coletivos.

Para garantir o lugar que já lhe reservámos, inscreva-se aqui.

Até lá!

IPDJ Saúde Mental Juvenil
18-10-2022

IPDJ fala com formandos do CICCOPN sobre saúde mental juvenil

O CICCOPN recebeu duas técnicas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para uma manhã de esclarecimento sobre saúde mental e comportamentos aditivos nos jovens. Estes comportamentos são fenómenos de caráter impulsivo‐compulsivo em relação a diferentes atividades ou condutas. Os mais frequentes entre os jovens são o consumo de substâncias psicoativas – como o álcool, o tabaco e a canábis, por exemplo – e comportamentos aditivos sem substância, como é o caso do jogo e do uso da internet.

Estes fenómenos envolvem a procura de prazer, mas implicam simultaneamente diversas consequências negativas, estando muitas vezes associados a danos físicos, sociais ou mentais para o próprio ou para terceiros (familiares, amigos, colegas).

Entre os comportamentos aditivos sem substância mais comuns encontra-se o jogo, um conceito no qual se englobam dois fenómenos com caraterísticas distintas: o gambling   (apostas ou jogo a dinheiro) e o gaming   (que envolve a interatividade, como é o caso dos videojogos).

Estes fenómenos, aparentemente inofensivos, podem adquirir, em determinadas circunstâncias, caraterísticas idênticas em termos de dependência. Tal como acontece na dependência com substâncias, as pessoas com adições sem substância podem experimentar um profundo mal-estar emocional (tristeza, insónia, irritabilidade, inquietação psicomotora, etc.) quando não praticam determinado comportamento. À medida que o processo de adição avança, os comportamentos tornam-se automáticos e intensificam-se, sendo ativados por emoções e impulsos e envolvendo um escasso controlo cognitivo.

Apresentações deste tipo são importantes para levar os jovens a refletir sobre a própria situação e ajudá-los a manter-se alerta e a pedir ajuda atempadamente.

IPDJ Saúde Mental Juvenil IPDJ Saúde Mental Juvenil IPDJ Saúde Mental Juvenil

Quinta às Cinco
17-10-2022

Webinário “Sinalização de segurança e saúde”

O nosso último webinário, com um tema ligado à segurança, atraiu a atenção de várias centenas de pessoas, interessadas em saber mais sobre como sinalizar os diversos locais, tendo em mente a segurança de quem os utiliza. Se não assistiu ao evento em direto, disponibilizamos o vídeo aqui.

No dia 27 deste mês, Miguel Sousa traz-nos um tema que não podia ser mais atual: os avanços tecnológicos e os riscos que acarretam. Acreditamos que é um tema que lhe interessa, por isso contamos consigo.

Até breve!

Concreta
11-10-2022

Concreta volta à Exponor – e o CICCOPN vai lá estar

A Concreta – Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia está de regresso à Exponor, no Porto, para a sua 30ª edição, que decorre de 13 a 16 de outubro. A primeira grande novidade é o ciclo de conferências “Na Primeira Pessoa”, no qual arquitetos, engenheiros e designers são convidados a dar uma palestra de 30 minutos sobre um projeto em nome próprio.

Sob o tema da Economia Circular, a 30ª edição da Concreta volta a promover as novas tendências nas áreas de construção, arquitetura, design e engenharia do futuro, no contexto nacional e internacional, apresentando novidades técnicas e tecnológicas, novas soluções e novos materiais.

Em simultâneo, irá decorrer a Elétrica– Exposição de Material Elétrico e Eletrónica, dirigida aos profissionais de ambas as áreas, uma exposição que apresenta as últimas novidades e soluções para uma adequação ao mercado e às exigências de sustentabilidade. Este setor é um dos que mais reflete o aumento da construção em Portugal, tanto no mercado da reabilitação, como da construção nova.

O CICCOPN estará presente neste evento, para divulgar a instituição e a oferta formativa para 2022/2023.

Se pretender visitar a Feira, poderá, até ao dia 12 de outubro, obter um convite gratuito, bastando seguir esta hiperligação.

Vemo-nos por lá.

Quinta às Cinco
06-10-2022

Webinário “Sinalização de segurança e saúde”

Outubro marca o regresso do Quinta às Cinco. No dia 13, Sérgio Mendes fala-nos da sinalização de segurança e saúde usada em edifícios, apresentando alguns dos pictogramas mais usados para a proteção de pessoas e bens e para a segurança contra incêndio. A regulamentação legal que serve de apoio a esta temática também não é esquecida. Tudo isto através de uma visita virtual a diferentes ambientes.

Já sabe que lhe guardamos um lugar, basta que se inscreva aqui.

Até lá!

Quinta às Cinco
28-09-2022

Quinta às Cinco regressa com novos webinários

No último trimestre deste ano, voltamos aos nossos webinários, para abordarmos temas que consideramos do interesse de quem nos acompanha.

Os últimos quatro eventos de 2022 decorrem nos meses de outubro e novembro e irão encerrar mais um ciclo de webinários.

Conheça aqui os temas que estamos a preparar para si.

Vida Ativa
23-09-2022

Formação de Operadores de Equipamentos – Vida Ativa

No cumprimento das parcerias com as empresas Casais, Mota-Engil e Teixeira Duarte, terminou no dia 15 de setembro a componente tecnológica do curso de Operadores de Equipamentos. Esta formação, enquadrada na medida Vida Ativa, decorreu em Marecos, Penafiel.

Os formandos seguem para a componente de formação prática em contexto de trabalho, com a duração de 3 meses, nas empresas que participam neste projeto. O recrutamento e a seleção dos desempregados ficaram a cargo do Centro de Emprego de Penafiel.

Uma parceria de sucesso para qualificação de desempregados para o setor da Construção.

Vida Ativa Vida Ativa

Mobilidade Erasmus+
22-09-2022

CICCOPN recebe participantes em projeto Erasmus+

Um grupo de 8 italianos (7 formandos e 1 formadora), oriundos da Scuola Edile Piacenza, estão de visita ao CICCOPN, no âmbito de uma mobilidade Erasmus+ do projeto “TECNICO PER IL RINNOVAMENTO ECOLOGICO E NATURALE DEL COSTRUITO IN AMBIENTE BIM CON SOLUZIONI VALUE CHAIN”.

O grupo, composto por arquitetos e técnicos de obra, estará pelo CICCOPN de 21 a 23 de setembro.

O dia 21 é de formação, que incidirá sobre a utilização do BIM na construção e sobre a sustentabilidade das construções, com o enfoque nas coberturas verdes.

Os restantes dias serão dedicados a visitas de estudo, uma delas ao terminal de cruzeiros de Leixões, obra realizada utilizando a metodologia BIM, e a outra às instalações da SONAE, que possui uma cultura ligada aos processos sustentáveis aplicados à cobertura verde que possui nas suas instalações.

Este é mais um exemplo da abordagem do CICCOPN para alargar as fronteiras da sua formação.

Mobilidade Erasmus+ Mobilidade Erasmus+ Mobilidade Erasmus+

Skills Portugal
21-09-2022

Plano de investimentos – concursos públicos

O CICCOPN lançou seis concursos públicos com base na Carta de Compromisso assinada entre o CICCOPN e o IEFP,IP em 27 de dezembro de 2021, que estabelece as condições para a realização, operacionalização e monitorização do plano de investimentos, com vista à modernização da oferta formativa, requalificação e reequipamento das instalações, no âmbito da Componente 6, ”Qualificação e Competências”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Assim, neste âmbito, foram abertos os seguintes concursos:

Equipamento Informático e Audiovisual
https://dre.pt/dre/detalhe/anuncio-procedimento/11611-2022-201054662

Máquinas e Equipamentos de Construção Civil
https://dre.pt/dre/detalhe/anuncio-procedimento/11836-2022-201275192

Equipamento de Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção
https://dre.pt/dre/detalhe/anuncio-procedimento/11832-2022-201276024

Equipamentos de Oficinas
https://dre.pt/dre/detalhe/anuncio-procedimento/11869-2022-201276066

Aquisição de Equipamentos ITED e ITUR
https://dre.pt/dre/detalhe/anuncio-procedimento/12010-2022-201394387

Equipamento de Soldadura e Ventilação
https://dre.pt/dre/detalhe/anuncio-procedimento/12179-2022-201517697

Skills Portugal
16-09-2022

Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortugal Portimão 2023

Vai decorrer no próximo dia 20 de setembro, no CICCOPN, a preparação para a prova de seleção do SkillsPortugal Portimão 2023, na área de Eletricidade. A prova será disputada entre dois formandos do curso de Técnico/a de Instalações Elétricas, o Luís Alves, do 2º ano, e o André Gonçalves, do 3º.

O vencedor desta prova irá representar o CICCOPN nas eliminatórias regionais, procurando garantir o acesso à fase final do 45º Campeonato Nacional das Profissões, que decorre de 7 a 12 de março, na Arena de Portimão. O tema será “As Profissões e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e o evento contará com cerca de 400 jovens altamente qualificados, que vão competir em 56 profissões.

O SkillsPortugal Portimão 2023 tem como principal objetivo sensibilizar jovens, famílias, empresas e outras entidades empregadoras, bem como os cidadãos em geral, para a importância da qualificação profissional de excelência como grande promotora da empregabilidade e como força motriz de produtividade e do crescimento económico.

Recrutamento
05-08-2022

Estamos a recrutar!

Estamos à procura de especialistas em algumas áreas da Construção, para apoio à nossa formação.

Procuramos encarregados/as e/ou chefes de equipa nas seguintes áreas: Betão e alvenarias (com conhecimentos de cofragens, armação de ferro, alvenarias e rebocos, além de experiência profissional na área da Construção) e Acabamentos (com conhecimentos de pintura, gesso cartonado, estuques e ladrilhagem e ainda experiência profissional na área da Construção).

Estamos também interessados em formadores/as externos/as para trabalhar com gruas-torres, que possuam as seguintes caraterísticas: conhecimentos de operação de gruas-torres, experiência profissional na operação de gruas-torres e equipamentos de elevação, certificado de competências pedagógicas (antigo CAP) e formação específica de grua-torre.

Se tem as caraterísticas que procuramos para alguma destas áreas e tem interesse em juntar-se à nossa equipa, envie o seu Curriculum Vitae para rh@ciccopn.pt.

Estamos à sua espera!

Acesso ao Ensino Superior
29-07-2022

Acesso ao ensino superior – alunos de cursos profissionais têm condições especiais

Muitos jovens que frequentam o ensino profissional têm dúvidas sobre se podem ou não prosseguir estudos a nível superior no final da formação e, em caso afirmativo, em que moldes podem fazê-lo.

Recentemente, foram aprovadas medidas específicas destinadas aos alunos dos cursos profissionais. Com a publicação do Decreto-lei nº 11/2020, de 2 de abril, os jovens que completem o nível secundário de educação numa instituição de ensino profissional passaram a ter condições especiais para acesso ao ensino superior, nomeadamente a possibilidade de seguirem uma via alternativa ao Concurso Nacional de Acesso.

Essa via prevê a criação de concursos especiais para estes estudantes, como forma de reequilibrar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior, uma vez que, se fossem sujeitos ao concurso nacional, os estudantes dos cursos profissionais acabariam por ser avaliados em matérias que não tinham feito parte do seu percurso de estudos. Segundo o Decreto-lei, estes estudantes farão exames nas próprias instituições de ensino superior, para avaliar se dispõem dos conhecimentos e competências considerados indispensáveis para acesso ao ciclo de estudos a que se candidatam. Desta forma, procura-se, nas palavras do próprio diploma legal, “a valorização da especificidade e identidade do ensino profissional”.

Em 2017-2018, foram 4500 os estudantes das vias profissionalizantes que prosseguiram estudos superiores e, já nessa altura, o Governo estabeleceu como meta para 2023 garantir o acesso ao ensino superior por parte de 40% dos estudantes do ensino profissional, uma meta que implica duplicar aquele número.

A candidatura para os jovens interessados tem âmbito nacional e é efetuada no sítio de internet da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Quanto às vagas, o número depende diretamente de cada instituição de ensino aderente e serão abertas nas áreas já existentes e definidas pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Este é, sem dúvida, um passo muito importante no sentido de aumentar o valor e a relevância do ensino profissional no panorama global da educação em Portugal.

Skills Portugal
25-07-2022

Entrega dos prémios SkillsPortugal Digital 2022

Realiza-se hoje, em Portimão, a sessão de entrega dos prémios relativos ao concurso SkillsPortugal Digital 2022, a par do lançamento do SkillsPortugal Portimão 2023, a realizar já em formato presencial.

Na versão de 2022, o CICCOPN teve três premiados: Francisco Portela, que obteve o bronze em Domótica, Ahmad Kalthoum, que conseguiu a prata em CAD Construção Civil/BIM, e Margarida Ferreira, que conquistou o ouro na área do Marketing Digital/E-commerce.

Mais uma vez, muitos parabéns aos vencedores do CICCOPN!

Skills Portugal Skills Portugal Skills Portugal

Portas abertas
19-07-2022

CICCOPN Portas Abertas 2022 – 2ª edição

O sucesso da primeira edição do CICCOPN Portas Abertas leva-nos a realizar uma segunda edição, a pensar nos jovens que ainda pretendam reformular o percurso escolar e profissional em 2022 e em todos quantos queiram apostar na formação ao longo da vida.

De 8 a 10 de setembro (quinta a sábado, em horários distintos), iremos organizar visitas presenciais para apresentar a oferta formativa, os espaços de formação e as excelentes perspetivas de futuro para quem escolhe a via profissional para se qualificar e ter acesso ao mercado de trabalho.

Marque a sua visita aqui, estamos à sua espera!

Programa Erasmus +
19-07-2022

Programa Erasmus+ para jovens do CICCOPN

Estão a decorrer as candidaturas a mobilidades Erasmus+, destinadas aos jovens que frequentam os cursos de Aprendizagem e Educação e Formação para Jovens no CICCOPN. Através deste programa, os formandos e formandas do Centro poderão candidatar-se a um período de estágio de 30 dias num país da União Europeia, onde irão complementar as aprendizagens obtidas em contexto formativo.

A mobilidade na formação é uma aposta forte do CICCOPN para melhorar e diversificar as competências e a qualificação, visando uma melhor integração no mercado de trabalho.

Protocolo Cooperação Alojamento
12-07-2022

Casais, Mota-Engil e Teixeira Duarte unem-se ao CICCOPN para apoiar formação no setor da Construção

No passado dia 28 de junho, foi apresentado publicamente o protocolo assinado entre o CICCOPN e as empresas Casais, Mota-Engil e Teixeira Duarte, para a instalação, em comodato gratuito, de contentores dormitórios nas instalações do Centro, destinados a alojar formandos provenientes dos PALOP.

Este acordo pioneiro facilita a disponibilização de alojamento destinado a jovens provenientes dos PALOP, num momento em que o setor precisa de 80 mil trabalhadores.

A cerimónia oficial decorreu nas instalações do CICCOPN, na Maia, tendo contado com a presença, entre outros, de António Carlos Rodrigues (CEO da Casais), Manuel Teixeira Duarte (Presidente da Teixeira Duarte), Miguel Boavida (Administrador da Mota-Engil), Manuel Reis Campos (Presidente da AICCOPN), Rui Valente (Diretor do CICCOPN), Carla Alexandra Vale (Delegada Regional do Norte do IEFP) e Paulo Ramalho (Vereador da Câmara Municipal da Maia e Deputado da Assembleia da República).

Num momento em que o setor carece de aproximadamente 80 mil trabalhadores qualificados, três das maiores empresas nacionais, todas elas presentes no continente africano, unem esforços, pela primeira vez, para captar mais jovens para a área da Construção. O compromisso agora firmado prevê o fornecimento de contentores dormitórios, para incrementar a capacidade de alojamento do Centro, assim como o acolhimento dos formandos nas empresas para a formação prática em contexto de trabalho.

Desde 2021, o CICCOPN já recebeu cerca de 120 jovens dos PALOP, na sua maioria vindos de São Tomé e Príncipe. A partir de setembro de 2022, são esperados jovens oriundos de Moçambique, para os quais a instalação destes dormitórios será também muito importante. As formações frequentadas pelos jovens têm a duração de dois anos e meio e, no final, conferem a equivalência ao 12.º ano português e uma qualificação profissional nas respetivas áreas de formação (Eletricidade, Técnico/a de laboratório, Informática, entre outros).

Rui Valente, Diretor do CICCOPN, deu conta de que “é expectável que cheguem mais jovens ao longo dos meses. Prevemos, entre setembro e outubro, iniciar mais ações de formação com mais jovens, quer de São Tomé, quer de Moçambique. Há uma intenção de promover a qualificação profissional para o setor da Construção Civil através destes jovens, que vêm para Portugal e que podem ficar no mercado de trabalho português”.

Por seu lado, Manuel Reis Campos, presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), recordou que o setor da Construção Civil necessita de 80 mil trabalhadores, lamentando que estejam cerca de 26 mil desempregados deste segmento com registo nos centros de emprego "e que não estão a ingressar na atividade".

Já António Carlos Rodrigues, CEO da Casais, revelou que “quando se fala nos quase 200 000 formandos que já passaram pelo CICCOPN, é necessário multiplicar o número ‘por dez’ porque, na verdade, todos os trabalhadores que saíram desta escola foram para o contexto de trabalho e formaram outros tantos trabalhadores”.

Manuel Teixeira Duarte, Presidente da Teixeira Duarte, acrescentou que “o protocolo é muito relevante porque acreditamos que o futuro passa pela melhoria das condições dos trabalhadores do setor da Construção Civil. Se queremos aumentar o rendimento, temos de aumentar as qualificações e as competências”

Por fim, Miguel Boavida, Administrador da Mota-Engil, explicou que “a importância deste protocolo é, de facto, podermos elaborar um número infindável de créditos reconhecidos na formação de jovens dos PALOP, mas que são formados em Portugal, para trabalhar em Portugal”.

Em 2021, quando o CICCOPN completou 40 anos de existência, foram ministradas ações de formação a cerca de 11 mil pessoas, entre cursos com equivalência ao 12.º ano, de reconversão e de atualização de conhecimentos.

Veja aqui as fotos do evento.

Quinta às Cinco
07-07-2022

Webinário “Acessibilidade para tod@s”

Aproxima-se a data do último webinário Quinta às Cinco antes de férias. No dia 14 de julho, o tema não poderia ser mais atual: a acessibilidade para todos e todas. Numa altura em que tanto se fala de igualdade para todas as pessoas, este webinário procura sensibilizar para a importância do cumprimento das disposições legais no âmbito das normas técnicas de acessibilidade e destaca algumas disposições cuja concretização contribui para a existência de percursos e espaços acessíveis a todas as pessoas, independentemente das limitações.

Como é hábito, temos um lugar para si, basta que se inscreva aqui.

Até lá!

Quinta às Cinco
04-07-2022

Webinário “Segurança – equipamentos de trabalho”

O nosso webinário sobre segurança nos equipamentos de trabalho teve quase oito centenas de inscrições, o que mostra que a segurança é um tema sempre atual.

Se não conseguiu assistir ao evento em direto, pode ver a gravação aqui e pode também ver a apresentação da oradora aqui.

O próximo webinário – último antes de o Quinta às Cinco ir de férias – chega no dia 14 de julho e aborda a temática da acessibilidade para todos. Já sabe que contamos com a sua presença.

Até lá!

Protocolo Cooperação Alojamento
29-06-2022

CICCOPN, Casais, Mota-Engil e Teixeira Duarte juntos pela formação na Construção

No dia 28 de junho, o CICCOPN fez a apresentação pública do protocolo de cooperação com três empresas de referência do setor da Construção – Casais, Mota-Engil e Teixeira Duarte – que visa contribuir para a valorização pessoal e profissional de formandos oriundos dos PALOP, procurando assim aumentar a capacidade de resposta de formação profissional para o setor.

A sessão decorreu no Auditório do CICCOPN e contou com a presença de diversas individualidades, nomeadamente dirigentes das três empresas de Construção, a delegada regional do IEFP, IP e o presidente da AICCOPN.

Este protocolo permite aumentar a capacidade de resposta de formação do CICCOPN, dirigida à qualificação profissional de jovens, em estreita articulação com as empresas. Contempla uma vertente de operacionalização de formação prática em contexto de trabalho (vulgarmente designado “estágio”), prevendo que os formandos dos PALOP possam ser acolhidos por estas empresas, para conclusão das partes teórica e tecnológica, com o devido aproveitamento. Por outro lado, a cedência gratuita, por parte das empresas envolvidas, de contentores dormitórios permitirá aumentar a capacidade de alojamento do CICCOPN.

Esta é mais uma forma de as empresas da Construção contribuírem para o desenvolvimento das condições para a qualificação de jovens profissionais, num setor que vive uma forte crise de escassez de mão de obra qualificada.

Protocolo de Cooperação Alojamento Protocolo de Cooperação Alojamento

CICCOPN 40 anos
29-06-2022

Comemorações dos 40 anos encerram com assinatura de protocolo

Na sessão de encerramento das comemorações dos 40 anos do CICCOPN, realizada no Auditório do Centro no dia 28 de junho, foi assinado um protocolo de colaboração entre o CICCOPN, o Centro de Emprego de Vila Nova de Famalicão e as Construções Gabriel A. S. Couto.

Este entendimento visa incentivar a formação de trabalhadores qualificados, como forma de responder especificamente às necessidades das empresas de Construção Civil da sub-região do Ave.

O protocolo de colaboração reflete a aposta, por parte dos outorgantes, no desenvolvimento da formação profissional para a Construção Civil, visando o aumento da produtividade e da competitividade e o crescimento sustentável do setor, através da qualificação profissional de desempregados inscritos no IEFP, IP.

Dos discursos ouvidos, ressalta um denominador comum: a excelência do trabalho realizado ao longo das últimas quatro décadas e a certeza de que o rumo traçado irá prosseguir, reforçando a aposta na qualificação, reconversão e atualização de profissionais para o setor.

Na sessão de encerramento, foi entregue aos convidados uma peça alusiva aos 40 anos da instituição, em betão, madeira e aço, com design de Né Santelmo e execução dos formadores do CICCOPN Fernando Ferreira e Sérgio Medas. A peça simboliza as interações existentes no setor da Construção, através dos materiais escolhidos, e a sua forma cúbica pretende representar a solidez do CICCOPN.

CICCOPN 40 anos CICCOPN 40 anos

Seminário BIM
29-06-2022

Seminário “Soluções para BIM acessíveis”

Seja em Arquitetura, Engenharia ou Construção, o BIM (Building Information Modeling) é cada vez mais uma realidade que se reveste de importantes mais-valias para todos os técnicos envolvidos no projeto.

No dia 5 de julho, o CICCOPN acolhe o seminário “Soluções para BIM acessíveis”, durante o qual Eduardo Cursino e João Noronha, da TechData, abordarão as diversas potencialidades desta tecnologia para diferentes áreas de atividade.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória. Pode consultar o programa aqui e fazer a inscrição aqui.

Quinta às Cinco
22-06-2022

Webinário “Segurança – equipamentos de trabalho”

O trabalho com máquinas e equipamentos de trabalho está na origem de inúmeros acidentes de trabalho, pelo que este é um tema sempre atual.

No dia 30 de junho, Ana Martins, inspetora da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), explica-nos os desafios diários que se colocam aos fabricantes de máquinas e equipamentos e às entidades empregadoras, para garantir que o trabalho decorre em segurança, e fala-nos também das exigências colocadas a todos os envolvidos pelas Diretivas europeias Máquinas e Equipamentos de Trabalho.

Já sabe que temos um lugar para si, basta que se inscreva aqui. Até lá!

CICCOPN Portas Abertas
14-06-2022

1ª edição presencial do CICCOPN Portas Abertas

Decorreu, nos dias 8 e 9 de junho, o CICCOPN Portas Abertas. Este evento, realizado em modo presencial, serviu para divulgarmos a nossa oferta formativa para os jovens que pretendem concluir o 9º ou o 12º ano de escolaridade pela via profissional, ao mesmo tempo que obtêm uma qualificação profissional. Foi uma excelente oportunidade para os visitantes conhecerem as nossas instalações e saberem mais sobre as diversas profissões do setor da Construção.

De entre os visitantes, contaram-se jovens, encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais, que, no final da visita, avaliaram de forma muito positiva a experiência vivida durante o evento, bem como o nível de esclarecimento obtido sobre as profissões da Construção. Todos responderam que recomendariam o CICCOPN como entidade formadora.

Pela nossa parte, foi uma enorme satisfação receber potenciais formandos/as e os seus orientadores profissionais ou encarregados de educação, e mostrar-lhes como se trabalha no CICCOPN.

Dos jovens que nos visitaram e pretendiam um curso de nível 2, todos escolheram o de “Eletricista de instalações”. Quanto aos que procuravam um curso de nível 4, as opiniões dividiram-se, como mostra o gráfico seguinte:

Portas Abertas 2022 Portas Abertas 2022 Portas Abertas 2022 Portas Abertas 2022 Portas Abertas 2022

Quinta às Cinco
13-06-2022

Webinário “Reabilitação de edifícios”

O nosso último webinário, “Reabilitação de edifícios”, despertou grande interesse em quem nos acompanha, mostrando a relevância do tema.

Se não pôde assistir ao evento, pode ver a gravação aqui e pode também ver a apresentação do orador aqui.

O próximo webinário chega no dia 30 de junho e aborda a temática da segurança dos equipamentos de trabalho. Já sabe que contamos com a sua presença.

Até lá!

CICCOPN Portas Abertas
06-06-2022

CICCOPN Portas Abertas – 8 e 9 de junho

É já na quarta e na quinta-feira desta semana, dias 8 e 9 de junho, que o CICCOPN organiza um evento presencial para divulgação da sua oferta formativa. Durante uma visita guiada às instalações do Centro, os jovens, encarregados de educação, professores, orientadores vocacionais e outros visitantes poderão ficar a saber mais sobre o CICCOPN e as excelentes perspetivas de empregabilidade para quem segue a via profissional.

Diga-nos aqui qual o dia e hora que prefere, para que possamos organizar a visita.

Estamos à sua espera, venha conhecer-nos!

Quinta às Cinco
03-06-2022

Webinário “Reabilitação de edifícios”

A reabilitação urbana é uma questão complexa, sobretudo em centros históricos de cidades como o Porto, onde os equipamentos reabilitados podem retomar a sua utilização tradicional ou receber uma nova. No domínio da Construção, esta problemática requer uma intervenção multidisciplinar, que integra especialistas de diversas áreas, desde o projetista, o engenheiro e o arquiteto ao construtor, o conservador ou o arqueólogo.

No dia 9 de junho, Miguel Santos aborda o tema da reabilitação urbana na sua complexidade, identificando as metodologias de abordagem e a diversidade das técnicas usadas.

Como sempre, o seu lugar está garantido, basta que se inscreva aqui. Até lá!

Acelerador Qualifica
01-06-2022

Sabe o que é o Acelerador Qualifica?

O Acelerador Qualifica é um incentivo atribuído aos adultos que, reunindo determinadas condições de elegibilidade, concluam uma qualificação escolar ou profissional através de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Esta medida, enquadrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Estado português, visa incentivar o regresso dos adultos a processos de aprendizagem ao longo da vida que contribuam para a obtenção de uma qualificação escolar ou profissional.

O montante a atribuir a cada adulto, como apoio financeiro no âmbito desta medida, corresponde a 1,25 do indexante de apoios sociais (IAS), valor a atualizar anualmente durante o período de vigência da medida.

Com este incentivo, pretende-se valorizar e incentivar o esforço dos adultos que, tendo abandonado a escola sem concluir o 12º ano ou sem obter uma qualificação profissional, decidem regressar e apostar no aumento da qualificação. Até agora, o RVCC era a única modalidade do Sistema Nacional de Qualificações que não tinha qualquer apoio financeiro associado. A possibilidade de aceder a apoios para fazer face a despesas com transporte, alimentação ou outras, já existente para as modalidades de formação, será um importante incentivo para trazer mais adultos pouco qualificados aos Centros Qualifica, contribuindo para a sua integração e para a melhoria das suas condições de vida.

Com um investimento total de 55 milhões de euros, a meta é atingir cem mil adultos até 2025.

Informe-se no Centro Qualifica do CICCOPN e certifique as suas competências.

Mais qualificação, melhor emprego!

Quinta às Cinco
31-05-2022

Webinários de junho e julho

Antes da nossa habitual pausa de verão, ainda vamos realizar três webinários nos meses de junho e julho. Nos dias 9 e 30 de junho, falamos de reabilitação de edifícios e de segurança dos equipamentos de trabalho, respetivamente, dois temas de grande importância para quem trabalha na construção. No dia 14 de julho, o tópico será a acessibilidade para todos, uma abordagem às melhores formas de garantir o acesso a quem tem mais dificuldades.

Sabemos que vai gostar destes webinários, por isso, vamos guardar-lhe um lugar.

Veja mais aqui.

Quinta às Cinco
30-05-2022

Webinário “Sustentabilidade na Construção”

O nosso último webinário, “Sustentabilidade na construção”, abordou um tema atual e que desperta o interesse de todas as pessoas atentas às problemáticas ambientais.

Se não pôde assistir ao evento, pode ver a gravação aqui e pode também ver a apresentação do orador aqui.

O próximo webinário será no dia 9 de junho e nele vamos abordar o tópico da reabilitação de edifícios. Contamos com a sua presença.

Até lá!

Dia de África
25-05-2022

Dia de África celebra o multiculturalismo

O CICCOPN celebra hoje o Dia de África, em conjunto com os nossos formandos oriundos de Angola, Guiné e São Tomé e Príncipe, oferecendo um almoço diferente, composto por pratos e sobremesas tradicionais desses países.

O Dia de África foi instituído pelas Nações Unidas em 1972 e assinala a criação da Organização da Unidade Africana, em 25 de maio de 1963, em Adis Abeba, Etiópia.

O CICCOPN tem atualmente várias dezenas de formandos vindos dos PALOP, num ambiente integrativo e multicultural.

CICCOPN Portas Abertas
19-05-2022

CICCOPN Portas Abertas

Numa altura de decisões importantes para a vida de muitos jovens, o CICCOPN é a escolha certa!

Nos dias 8 e 9 de junho, preparamos o CICCOPN Portas Abertas, um evento presencial para jovens, encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais, no qual damos a conhecer a nossa oferta formativa, os espaços de formação e as excelentes perspetivas de futuro para quem escolhe a via profissional para obter uma qualificação para o mercado de trabalho.

Para podermos organizar as visitas, indique aqui o dia e a hora que lhe são mais convenientes. Venha conhecer-nos!

Quinta às Cinco
19-05-2022

Webinário “Sustentabilidade na Construção”

As notícias sobre eventos naturais extremos e outros acontecimentos nefastos para o ser humano e a natureza são muito frequentes e cada vez se fala mais da sustentabilidade e da necessidade de todos contribuirmos para o desenvolvimento sustentável.

A Construção é um setor de atividade crucial para a economia, mas é também dos maiores consumidores de recursos e com maiores impactos ambientais. No dia 26 de maio, José Martins aborda a questão da sustentabilidade na Construção, apresenta conceitos e definições deste tema tão atual e sugere algumas estratégias de implementação.

O seu lugar está garantido, apenas tem de se inscrever aqui. Até lá!

Skills Digital
18-05-2022

CICCOPN alcança o pódio no SkillsPortugal Digital 2022

O CICCOPN esteve representado no SkillsPortugal Digital 2022 – Campeonato Nacional de Profissões Digitais por quatro formandos, que tiveram um desempenho excecional. De entre 133 concorrentes, merecem destaque a medalha de ouro de Margarida Ferreira, em Marketing Digital e e-Commerce, a de prata de Ahmad Kalthoum, em CAD Construção Civil – BIM, e a de bronze de Francisco Portela, em Domótica. Muitos parabéns a todos!

O CICCOPN fez-se também representar pelos jurados Sónia Ayres, Fernando Sousa e Sérgio Queirós, que ajudaram a avaliar os concorrentes, provenientes de 42 entidades de educação e formação.

Janelas Eficientes Classe+
28-04-2022

CICCOPN acolhe sessões práticas do curso de Instaladores de Janelas Eficientes CLASSE+

Como vem sendo habitual, o CICCOPN acolhe duas sessões práticas do curso de Instaladores de Janelas CLASSE+, promovido pela ADENE – Agência para a Energia. Este ano, as sessões decorrem nos dias 7 e 8 de junho e o objetivo será a realização, em cada um dos dias, de uma demonstração de manhã e outra de tarde. Cada uma das sessões contará com 20 participantes.

O curso de Instaladores de Janelas Eficientes CLASSE+ pretende contribuir para a qualidade das obras de instalação de janelas, garantindo que as soluções instaladas proporcionam os benefícios esperados em termos de redução de custos com energia e de melhoria das condições de conforto térmico e acústico.

As sessões destinam-se a instaladores, futuros instaladores e fabricantes de janelas, orçamentistas, empreiteiros e responsáveis de obra e utilizam métodos ativos de formação, privilegiando, desta forma, as atividades e a autonomia dos formandos, conjugados com métodos expositivos e demonstrativos.

No final do curso, após aprovação na avaliação efetuada, os participantes estarão em condições de requerer o reconhecimento como “Instalador de Janelas Eficientes CLASSE+”, com vista a integrar a respetiva bolsa de instaladores credenciados.

A etiqueta energética CLASSE+ permite conhecer e comparar, de forma clara e simples, o desempenho energético de produtos, materiais e soluções, nos quais se incluem as janelas. Apenas as empresas aderentes ao sistema CLASSE+ podem emitir essas etiquetas e, dessa forma, mostrar o desempenho energético dos seus produtos, dando-o a conhecer aos clientes e ao público em geral.

Protocolo cooperação dormitórios
22-04-2022

CICCOPN e parceiros disponibilizam dormitórios para estudantes dos PALOP

No passado dia 11 de abril, foi assinado um protocolo de cooperação entre o CICCOPN e três empresas de referência do setor da Construção – Casais, Mota Engil e Teixeira Duarte –, para a instalação, de forma gratuita, de contentores dormitórios no CICCOPN.

A instalação destes contentores dormitórios, com vista a começarem a ser utilizados no próximo mês de junho, pretende colmatar a necessidade de alojamento para formandos, fruto dos protocolos celebrados entre o CICCOPN e os países africanos de língua oficial portuguesa, o que faz com que várias dezenas de formandos estejam a ser recebidos no Centro, com o intuito de obterem qualificações profissionais no setor da Construção Civil.

De acordo com Rui Valente, Diretor do CICCOPN, “a área da Construção Civil continua a viver uma crise de escassez de mão de obra especializada, que se tem vindo a intensificar nos últimos anos, sendo um setor pouco procurado pelos jovens. Neste aspeto, a melhoria passa também pela contratação de profissionais qualificados e por empresas que apostem na qualidade dos seus produtos e dos seus trabalhadores, investindo na sua permanente valorização pessoal e profissional, levando a que o trabalho no setor se torne mais atrativo, ao devolver a estes profissionais, dos quais todos dependemos, o reconhecimento social que lhes é devido”.

O protocolo agora assinado tem ainda uma vertente de operacionalização de formação prática em contexto de trabalho (vulgarmente designado “estágio”), prevendo que os formandos dos PALOP possam ser acolhidos por estas empresas, para conclusão da parte teórica e tecnológica, com o devido aproveitamento.

Formação Vida Ativa
22-04-2022

CICCOPN prepara formação integrada na modalidade Vida Ativa, em parceria com três empresas

O CICCOPN está a preparar uma formação de “Operadores de Equipamentos de Movimentação de Terras”.

Esta formação, em colaboração com as empresas Casais, Mota Engil e Teixeira Duarte, vai decorrer nas instalações do IEFP em Penafiel e tem como destinatários os/as desempregados/as inscritos/as no centro de emprego.

Sabe mais informações aqui e faz a tua inscrição aqui.

Mais qualificação, melhor emprego!

Webinários Quinta às Cinco
21-04-2022

Webinário “Trabalhos em atmosferas explosivas”

O nosso último webinário, “Trabalhos em atmosferas explosivas”, teve uma forte participação, atendendo à grande importância do tema para a segurança de quem trabalha na Construção.

Se não conseguiu assistir ao evento, pode ver a gravação aqui e a apresentação da oradora aqui.

O próximo webinário chega a 12 de maio e o tema será as acessibilidades para todos. Contamos com a sua presença.

Até lá!

Ciclo de sessões Cidades Inteligentes e Construção 4.0
13-04-2022

Ciclo de sessões “Cidades Inteligentes e Construção 4.0”

Em abril e maio de 2022, a AICCOPN vai realizar um ciclo de sessões por videoconferência, subordinadas ao tema geral “Cidades Inteligentes e Construção 4.0”.

No âmbito da sua marca R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, a AICCOPN pretende, com estas sessões, capacitar os profissionais e as empresas e incentivá-los à adoção de metodologias modernas e soluções construtivas mais sustentáveis.

Saiba mais pormenores e inscreva-se aqui.

Webinários Quinta às Cinco
23-03-2022

Webinários de abril e maio

Os meses de abril e maio trazem mais webinários Quinta às Cinco, procurando ir ao encontro dos que nos acompanham.

Em abril, falamos sobre o comportamento térmico dos edifícios e sobre os trabalhos em atmosferas explosivas. Em maio, trazemos dois tópicos muito atuais: a acessibilidade para todos e a sustentabilidade na Construção.

Como é habitual, usamos a plataforma Teams, da Microsoft, para transmitir os webinários.

Veja aqui mais pormenores sobre os eventos.

Portugal for Ukraine
15-03-2022

CICCOPN realiza formação de Português para refugiados ucranianos

No âmbito da iniciativa “Portugal for Ukraine”, do Governo português, o CICCOPN vai realizar formações de Português Língua de Acolhimento para refugiados ucranianos que estejam ou venham a ser integrados em empresas, designadamente do setor da Construção.

Estão previstas três ações de formação, com as seguintes datas: 20 de abril, 18 de julho e 10 de outubro de 2022, em horário pós-laboral.

Veja mais aqui.