JOVENS abrir fechar menu

Formação com forte componente prática, para jovens entre os 15 e os 24 anos.

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA JOVENS
Equivalência ao 9.º ano

APRENDIZAGEM
Equivalência ao 12.º ano

APRENDIZAGEM +
Cursos de nível 5

ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA
Cursos de nível 5

ADULTOS abrir fechar menu

Formação para atualização de conhecimentos e qualificações, a partir dos 18 anos.

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA
Formação gratuita de curta duração

ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA
Cursos de nível 5

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA ADULTOS
Formação gratuita de longa duração

FORMAÇÃO CONTÍNUA ESPECIALIZADA
Formação não especializada

FORMAÇÃO GÁS
Habilitante e de atualização

FORMAÇÃO EMPREGO +DIGITAL
Formação gratuita de curta duração

EMPRESAS abrir fechar menu

Formação à medida para empresas que apostam no conhecimento e na qualificação.

VANTAGENS

ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO

PORTEFÓLIO DE CLIENTES

CENTRO QUALIFICA abrir fechar menu

Certificação de competências pela valorização da experiência profissional.

MAIS QUALIFICAÇÃO, MELHOR EMPREGO

ACELERADOR QUALIFICA

CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE

LABORATÓRIO abrir fechar menu

Formação e serviços nas áreas da geotecnia e dos materiais de construção.

APRESENTAÇÃO

ENSAIOS / ACREDITAÇÃO

FORMAÇÃO

HORÁRIO E CONTACTOS

CONTACTOS 

Destaques

Quinta às Cinco
24-06-2024

Webinário “Career Pathways  – Competências verdes para o setor da Construção”

O nosso webinário da semana passada trouxe-nos um tema muito atual, que assume uma importância crescente para quem pretende singrar num mercado de trabalho cada vez mais preocupado com as questões ecológicas. Foi uma excelente oportunidade para conhecermos o portal Career Pathways e as ferramentas que ligam a formação dos profissionais às necessidades do mercado de trabalho. Se não pôde assistir ao evento em direto, tem o vídeo disponível aqui e pode aceder à apresentação da oradora aqui.

O próximo webinário chega no dia 18 de julho, com uma apresentação sobre as formas de (re)construir a aprendizagem. Já sabe que lhe reservamos um lugar na primeira fila!

Quinta às Cinco
13-06-2024

Webinário “Career Pathways  – Competências verdes para o setor da Construção”

O mercado de trabalho está cada vez mais atento à capacidade de os profissionais exercerem as suas profissões sem afetarem negativamente o ambiente. Por isso, as competências ditas ‘verdes’ assumem uma importância crescente.

No dia 20 de junho, Ana Dias, da Universidade do Minho, fala-nos do portal Career Pathways   e das ferramentas destinadas a ligar a formação dos profissionais às necessidades do mercado de trabalho, abordando igualmente a questão das novas competências e formação para acesso a melhores empregos.

Acreditamos que vai ter interesse neste webinário – inscreva-se aqui.

Habitafeira
06-06-2024

CICCOPN participa na Habitafeira 2024: Inovação e Sustentabilidade em Destaque

O CICCOPN vai estar presente na Habitafeira 2024, um evento imperdível para quem procura o melhor em construção, imobiliário e áreas associadas. Este ano, o evento destaca as mais recentes tendências e oportunidades no setor.

Visite-nos no EUROPARQUE, em Santa Maria da Feira, no dia 7 de junho, entre as 15h00 e as 20h00, e nos dias 8 e 9 de junho, das 10h00 às 20h00.

Saiba mais aqui e obtenha o seu bilhete de forma gratuita.

Sessões Educativas
22-05-2024

CICCOPN promove sessões educativas sobre comportamentos aditivos

O CICCOPN vai dinamizar duas sessões educativas para os seus formandos, com o objetivo de abordar os comportamentos aditivos de maneira abrangente e informativa.

As sessões, a decorrer na tarde de 23 de maio, estão a ser organizadas em colaboração com o destacamento territorial de Matosinhos da Guarda Nacional Republicana (GNR) e prometem um impacto positivo e duradouro na vida dos participantes.

Educar e informar
Um dos principais objetivos das sessões é fornecer informações atualizadas e baseadas em evidências sobre comportamentos aditivos, suas causas e consequências. A GNR ajudará a desmistificar preconceitos e estigmas associados aos comportamentos, promovendo uma melhor compreensão entre os formandos. Esta abordagem educativa é crucial para criar uma base sólida de conhecimento, que possa prevenir a disseminação de informações erradas e estigmatizantes.

Prevenir e identificar
Outro objetivo essencial é ensinar técnicas e estratégias eficazes para a prevenção de comportamentos aditivos em contextos como escolas, locais de trabalho e comunidades. Os participantes serão igualmente capacitados para reconhecer sinais precoces de comportamentos aditivos, tanto em si mesmos quanto nos outros. Esta capacidade de identificação precoce é vital para facilitar intervenções atempadas, que previnam a progressão de comportamentos prejudiciais e promovam a saúde e o bem-estar.

Estratégias de recuperação e tratamento
As sessões também abordarão as diversas possibilidades de tratamento disponíveis para comportamentos aditivos, incluindo terapias comportamentais, intervenções farmacológicas e suporte comunitário. A GNR destacará histórias de sucesso na recuperação, dando esperança e encorajamento àqueles que estão a lutar contra esses comportamentos. O enfoque em histórias reais de recuperação visa inspirar e motivar os formandos, mostrando-lhes que a recuperação é possível e alcançável.

Os objetivos delineados para estas sessões são fundamentais para um impacto positivo e duradouro, que contribua para a redução dos comportamentos aditivos e melhore a qualidade de vida das pessoas afetadas. A colaboração entre o CICCOPN e a GNR promete ser uma iniciativa transformadora, oferecendo aos formandos as ferramentas e o conhecimento necessários para enfrentarem os desafios associados aos comportamentos aditivos.

Esta iniciativa reflete o compromisso do CICCOPN em proporcionar uma formação integral e de qualidade, preparando os seus formandos, não apenas para o mercado de trabalho, mas também para uma vida saudável e equilibrada.

Formação Vamos à Obra
20-05-2024

Formação Vamos à Obra – Gerir tudo e todos (novas datas)

O CICCOPN vai iniciar no dia 14 de junho uma formação que aborda as diferentes fases de uma obra, numa perspetiva prática, desde a proposta inicial à entrega final.

Esta formação visa dotar os participantes das competências, poder de análise e métodos que possibilitem a gestão de uma obra, de uma construtora ou de um qualquer departamento e permitam garantir a coordenação das respetivas equipas nesse contexto.

Esta formação destina-se essencialmente a:

  • Gestores/as e Técnicos/as de Obra
  • Técnicos/as Superiores / Diretores/as de Empresas de Construção e/ou Fiscalização/Arquitetos/as
  • Gestores/as de Empresas de Construção e/ou Fiscalização

Esta formação tem a duração de 18 horas e decorre nos seguintes dias: 14 e 15 de junho e 5 e 6 de julho. O horário de sexta-feira é das 14h00 às 18h30 e de sábado das 9h00 às 13h30 .

Veja mais pormenores aqui e faça a inscrição aqui.

Quinta às Cinco
16-05-2024

Webinário “Passaportes digitais de produtos da construção”

O nosso webinário da semana passada trouxe-nos um assunto muito atual e que promete evoluções em breve: os passaportes digitais dos produtos da construção. Vimos o novo Regulamento e a respetiva envolvente legal e falámos dos objetivos da União Europeia com a implementação destes passaportes digitais. Se não teve oportunidade de assistir ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui e pode aceder à apresentação do orador aqui.

O próximo webinário chega no dia 20 de junho, de novo no horário habitual, com uma apresentação sobre as competências verdes para o setor da Construção. Já sabe que lhe guardamos um lugar na primeira fila!

Quinta às Cinco
16-05-2024

Webinário “Passaportes digitais de produtos da construção”

No passado dia 10 de abril, foi aprovado o texto final do novo Regulamento dos Produtos de Construção. Este diploma, que será publicado e entrará em vigor durante este ano, introduz a obrigatoriedade dos Passaportes Digitais dos Produtos da Construção, operacionalizando, no setor da Construção, as disposições gerais preconizadas no Regulamento de Ecodesign.

No dia 23 de maio, Pedro Mêda apresenta-nos este regulamento e a respetiva envolvente legal, dando-nos a conhecer a componente tecnológica de suporte e quais os objetivos da União Europeia com a implementação destes Passaportes Digitais.

Junte-se a nós neste webinário – inscreva-se aqui.

Protocolo com Instituto para a Construção Sustentável
14-05-2024

CICCOPN estabelece protocolo com Instituto para a Construção Sustentável (ICS)

O protocolo, assinado no dia 13 de maio nas instalações do CICCOPN, prevê a definição de uma parceria visando o desenvolvimento de projetos em conjunto, para a promoção de ações no setor da Construção Civil e Obras Públicas.

Esta colaboração inclui a implementação de ações de promoção, a partilha de dados e resultados e a realização de trabalhos de consultoria técnica especializada, bem como a participação em projetos de transferência e outras iniciativas que venham a ser definidas.

Com este acordo, o CICCOPN reforça a colaboração institucional com o ICS, promovendo a sustentabilidade e a inovação no setor da Construção Civil em Portugal.

Protocolo com Instituto para a Construção Sustentável Protocolo com Instituto para a Construção Sustentável Protocolo com Instituto para a Construção Sustentável Protocolo com Instituto para a Construção Sustentável

Webinário Construções nZEB – edifícios mais sustentáveis
13-05-2024

Webinário “Construções nZEB – edifícios mais sustentáveis”

O nosso webinário da semana passada trouxe-nos um tema cada vez mais atual: a sustentabilidade ambiental, neste caso aplicável ao setor da Construção. Tivemos oportunidade de ficar a saber o que já se faz nesta área e o que ainda falta fazer. Se não conseguiu assistir ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui e pode aceder à apresentação do orador aqui.

O próximo webinário chega no dia 23 de maio, tendo por tema os passaportes digitais dos produtos da construção. Ao contrário do que é habitual, não terá início às 17h, mas às 17h30. Já sabe que contamos consigo!

Recrutamento externo de um(a) Engenheiro/a Civil ou Geotécnico/a
02-05-2024

Concurso externo – Engenheiro/a civil ou geotécnico/a

O CICCOPN tem a decorrer um concurso externo com vista à contratação de um(a) engenheiro/a civil ou geotécnico/a, para o exercício de funções em regime de contrato de trabalho por tempo indeterminado.

Consulte aqui o aviso de recrutamento relativo a este concurso.

Se reúne as condições requeridas, envie a sua candidatura, até 17 de maio de 2024, para rh@ciccopn.pt.

Webinário Construções nZEB – edifícios mais sustentáveis
02-05-2024

Webinário “Construções nZEB – edifícios mais sustentáveis”

Numa altura em que tanto se fala da sustentabilidade na construção, trazemos um webinário que aborda a temática dos edifícios sustentáveis e, mais precisamente, dos edifícios com desempenho energético quase nulo (nearly Zero-Emission Buildings, ou nZEB).

Helder Gonçalves, investigador no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), fala-nos das condições atuais dos edifícios nas cidades, face às alterações climáticas,dos desafios na área da energia e dos novos requisitos energéticos para as áreas da Construção e da Reabilitação Energética de Edifícios.

Junte-se a nós neste webinário – inscreva-se aqui.

Formação Vamos à Obra
23-04-2024

Formação Vamos à Obra – Gerir tudo e todos

O CICCOPN vai iniciar, no dia 10 de maio, uma formação que aborda as diferentes fases de uma obra, numa perspetiva prática, desde a proposta inicial à entrega final.

Esta formação visa dotar os participantes das competências, poder de análise e métodos que possibilitem a gestão de uma obra, de uma construtora ou de um qualquer departamento e permitam garantir a coordenação das respetivas equipas nesse contexto.

São 18 horas de formação, que decorrem nos dias 10 e 24 de maio, das 14h00 às 18h30, e nos dias 11 e 25 de maio, das 9h00 às 13h30.

Veja mais pormenores e faça a inscrição aqui.

Quinta às Cinco
23-04-2024

Webinário “Campanha Europeia 2024: Prevenção dos Acidentes de Trabalho”

O nosso webinário da semana passada foi um enorme sucesso, com quase 900 inscritos, interessados em conhecer em pormenor a campanha europeia de prevenção dos acidentes de trabalho de 2024. Como tem sido hábito, os temas ligados à segurança são sempre do agrado de quem nos segue. Se não teve oportunidade de assistir ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui e pode aceder à apresentação da oradora aqui.

O próximo webinário chega já a 9 de maio, tendo por tema as construções nZEB e os edifícios mais sustentáveis. Já sabe que contamos com a sua presença!

Quinta às Cinco
16-04-2024

Quinta às Cinco traz novos webinários com temas atuais

Nos próximos meses, o Quinta às Cinco vai trazer quatro webinários, com temas de grande atualidade. No dia 9 de maio, Hélder Gonçalves fala-nos de edifícios sustentáveis e de “Construções nZEB”, enquanto no dia 23 do mesmo mês, Pedro Mêda aborda a questão dos “Passaportes digitais de produtos da construção”. No dia 20 de junho, teremos Ana Dias a falar de “Competências verdes para o setor da construção” e, em 18 de julho, Cláudia Pinto e Ângelo Castro colocam o foco nas formas de "(Re)Construir a Aprendizagem".

Acreditamos que estes temas serão do seu agrado. Por isso, já sabe que contamos consigo!

Semana Interculturalidade
08-04-2024

Formandos do CICCOPN participam na Semana da Interculturalidade

A pretexto da “Semana da Interculturalidade”, uma iniciativa promovida pela European Anti-Poverty Network – EAPN/Portugal, que decorre de 8 a 14 de abril, os formandos do CICCOPN farão a apresentação de um espetáculo de dança e poesia, protagonizado por jovens de São Tomé e Príncipe e de Moçambique. A apresentação irá decorrer no dia 9 de abril, pelas 14h30, no Auditório do Centro Paroquial de Mafamude, em Vila Nova de Gaia.

No decurso deste evento, será lançado um e-book intitulado "10 Anos em Análise da Semana da Interculturalidade", que se propõe promover uma reflexão sobre a trajetória da Semana da Interculturalidade, na qual o município da Maia tem estado presente desde o seu início.

Boa sorte a todos os participantes.

CICCOPN Portas Abertas
05-04-2024

CICCOPN Portas Abertas 2024

Numa altura de decisões importantes para muitos jovens, o CICCOPN é o rumo a seguir para um futuro com sucesso!

Para te ajudar nessas decisões, estamos a preparar o “CICCOPN Portas Abertas” para os dias 19 e 20 de abril de 2024, sexta e sábado, às 9h30. Esta iniciativa será presencial e dirigida a todos os que pretendam conhecer as nossas instalações e a nossa oferta formativa para conclusão do 9º e do 12º ano de escolaridade, bem como aos jovens que pretendam obter uma qualificação após a conclusão do ensino secundário.

A visita requer um registo prévio, que pode ser feito aqui.

Aguardamos por ti!

sessão sensibilização navegação em segurança
05-04-2024

CICCOPN acolhe o IPDJ para a iniciativa "Naveg@s em Segurança?"

O CICCOPN recebeu o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), por meio do Centro Internet Segura, para mais uma edição da iniciativa nacional "Naveg@s em Segurança?".

Esta visita visou a realização de duas sessões de sensibilização, para promover uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital, especialmente entre os jovens. Cada sessão teve a duração de 60 minutos e foi direcionada para as turmas de jovens dos cursos de Canalizador(a), Eletricista de Instalações, Carpinteiro/a de Limpos, Técnico/a de Obra/Condução de Obra, Técnico/a de Instalações Elétricas e Técnico/a de Informática – Sistemas.

O tema principal abordado foi o "sexting", uma prática que envolve o envio pela internet de fotografias, vídeos ou mensagens de caráter sexual. Embora o termo possa não revelar imediatamente o seu significado, trata-se de uma questão com diversos riscos, sobretudo para os mais jovens. Assim, estas sessões de sensibilização desempenham um papel crucial, ao fornecer conhecimento e orientação sobre como reconhecer e se proteger dos perigos associados a essa prática.

Estas iniciativas reforçam o compromisso do CICCOPN e do IPDJ em promover um ambiente digital seguro e responsável para os jovens, capacitando-os para uma utilização consciente e segura da internet.

sessão sensibilização navegação em segurança sessão sensibilização navegação em segurança sessão sensibilização navegação em segurança sessão sensibilização navegação em segurança sessão sensibilização navegação em segurança sessão sensibilização navegação em segurança

Formação BIM Santo Tirso
04-04-2024

Formação em BIM para técnicos da Câmara Municipal de Santo Tirso

O CICCOPN iniciou uma formação em Building Information Modeling (BIM) para os técnicos da Câmara Municipal de Santo Tirso, que irá decorrer na Fábrica de Santo Thyrso. Ao adotar o BIM, esta autarquia demonstra o compromisso com a eficiência, qualidade e sustentabilidade no desenvolvimento das suas infraestruturas urbanas.

A formação conta com formadores especializados na implementação prática do BIM e, ao longo do curso, os participantes irão adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a metodologia BIM, bem como explorar as suas aplicações específicas direcionadas para os serviços municipais que tratam as questões do planeamento, urbanismo, licenciamento e fiscalização.

Esta iniciativa representa um investimento estratégico no desenvolvimento profissional de técnicos das autarquias, capacitando-os para enfrentar os desafios do futuro e, assim, contribuir para a implementação progressiva do BIM na indústria nacional. Além disso, a adoção do BIM promete otimizar os processos de planeamento e reduzir custos e prazos de execução, garantindo uma melhoria nos serviços prestados à comunidade.

Esta formação é um marco importante no caminho rumo à modernização e inovação do setor da Construção no qual as autarquias têm um papel fundamental.

O inicio da formação foi acompanhado pelo Diretor do CICCOPN, Rui Valente, e pelo coordenador técnico, Carlos Miranda.

Formação BIM Santo Tirso

Quinta às Cinco
12-04-2024

Webinário “Campanha Europeia 2024: Prevenção dos Acidentes de Trabalho”

A área da segurança no trabalho reveste-se de grande importância para o CICCOPN, porque sabemos do interesse que desperta em muitos dos que acompanham regularmente o Quinta às Cinco.

No ano em que a Autoridade para as Condições do Trabalho vai organizar a Campanha Europeia de Prevenção de Acidentes de Trabalho, os inspetores do trabalho Marta Rodrigues e Cristiano Oneto falam connosco sobre esta campanha. No próximo dia 18 de abril, iremos apresentar os objetivos, a operacionalização em Portugal e os documentos informativos desenvolvidos nesse âmbito.

Para se juntar a nós neste webinário, basta inscrever-se aqui.

Recrutamento Assistente Social
10-04-2024

Concurso externo – Assistente Social

O CICCOPN tem a decorrer um concurso externo com vista à contratação de um(a) assistente social, para o exercício de funções em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo incerto.

Consulte aqui o aviso de recrutamento, o modelo de portefólio e os anexos relativos a este concurso.

Se reúne as condições requeridas, envie a sua candidatura, até 24 de abril de 2024, para rh@ciccopn.pt.

Recrutamento Psicólogo
10-04-2024

Concurso externo – Psicólogo/a

O CICCOPN tem a decorrer um concurso externo com vista à contratação de um(a) psicólogo/a, para o exercício de funções em regime de contrato de trabalho sem termo.

Consulte aqui o aviso de recrutamento, o modelo de portefólio e os anexos relativos a este concurso.

Se reúne as condições requeridas, envie a sua candidatura, até 24 de abril de 2024, para rh@ciccopn.pt.

Folha de Cálculo - Funcionalidades Avançadas
21-03-2024

CICCOPN realiza formação de “Folha de cálculo – funcionalidades avançadas”

O CICCOPN vai iniciar uma formação de 25 horas para quem pretenda melhorar as competências em folha de cálculo. Esta formação de funcionalidades avançadas, que terá inicio a 8 de abril de 2024, em horário pós-laboral, visa dar aos participantes conhecimentos para se destacarem no mundo da análise de dados e otimização de processos.

A formação tem como principais objetivos:

  • executar ligações entre múltiplas folhas de cálculo;
  • efetuar a análise de dados;
  • automatizar ações através da utilização de macros.

Não perca essa oportunidade de investir no seu desenvolvimento profissional e alcançar novos patamares de aprendizagem nesta área!

Faça a sua inscrição aqui.

Centro Qualifica
08-03-2024

Centro Qualifica do CICCOPN empenhado na melhoria das qualificações

Com o objetivo de satisfazer as necessidades formativas do setor da Construção Civil, o Centro Qualifica do CICCOPN deu início, em fevereiro, a um Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares (RVCC Escolar), com a participação de 20 candidatos.

O RVCC Escolar visa elevar o nível de escolaridade dos participantes para o ensino secundário. Além de promover o avanço educacional, o Centro Qualifica também se empenha em orientar e encaminhar esses candidatos para as várias qualificações disponíveis no CICCOPN.

Teve início também em fevereiro um grupo de RVCC Profissional na área de Eletricista de Instalações.

Em março, terão início dois grupos de RVCC Profissional, nas seguintes áreas:

  • Canalizador(a), nível 2;
  • Técnico/a de Instalações Elétricas, nível 4.

O grupo na área de Canalizador(a) surge no seguimento de uma sessão de esclarecimento/divulgação que a empresa “Pichelaria Jaime Gomes” fez nas instalações do CICCOPN, em dezembro de 2023.

Vão também ser realizadas três provas de Certificação Profissional, nas áreas de:

  • Técnico/a de Topografia, nível 4;
  • Técnico/a de Obra/Condutor(a) de Obra, nível 4;
  • Eletricista de Instalações, nível 2.

Novo Polo Formação Carregal do Sal
01-03-2024

CICCOPN assina protocolo de criação do polo de formação em Carregal do Sal

O acordo foi firmado entre o Município de Carregal do Sal, representado pelo seu Presidente, Dr. Paulo Catalino, e o CICCOPN, representado pela Presidente do Conselho de Administração, Dra. Carla Vale, e pelo Vogal, Dr. Francisco Paiva Ribeiro.

A cerimónia foi realizada no salão nobre Aristides Sousa Mendes dos Paços do Concelho de Carregal do Sal, com a presença do Secretário de Estado do Trabalho, Dr. Miguel Fontes, do Presidente da AICCOPN, Eng. Reis Campos, e do Vice-Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.), Dr. Bernardo Sousa.

Juntos, estamos a fortalecer os laços para impulsionar o desenvolvimento e a formação profissional nesta região.

Novo Polo Formação Carregal do Sal Novo Polo Formação Carregal do Sal

Recrutamento Formadores Amarante
29-02-2024

Estamos a recrutar formadores/a

Quer fazer parte da equipa que molda o futuro da Construção Civil? Estamos à procura de formadores na área de Técnico/a de Obra/Condutor(a) de Obra para o nosso polo de formação de Amarante (ver referencial).

Se é um(a) profissional qualificado/a com uma licenciatura em Engenharia Civil e uma sólida experiência de trabalho, queremos saber de si. Se, além disso, possui um Certificado de Competências Pedagógicas e disponibilidade em horário laboral, é exatamente quem procuramos!

Junte-se a nós e acompanhe-nos nesta missão de formar os profissionais do amanhã na indústria da Construção. Inscreva-se agora na nossa bolsa de formadores.

Estamos à sua espera!

Novo Polo de Formação em Amarante
22-02-2024

CICCOPN cria polo de formação em Amarante

A descentralização e proximidade com as comunidades é uma prioridade crescente para o CICCOPN. Concretizando esta estratégia, o Centro inaugurou um polo de formação em Amarante, num espaço partilhado com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), I.P., localizado no Tâmega Park.

O objetivo deste novo espaço é promover o acesso à formação profissional no setor da Construção Civil e Obras Públicas, estando especialmente vocacionado para a capacitação de desempregados da região.

Em estreita colaboração com o Centro de Emprego do Tâmega e Sousa, o CICCOPN já iniciou duas ações de formação neste polo, que visam dotar os participantes de competências técnicas essenciais para ingressar no mercado de trabalho:

  • Carpinteiro/a de Cofragens, na modalidade de Formação Modular Certificada;
  • Técnico/a de Obra, na modalidade de Educação e Formação de Adultos.

Para o CICCOPN, estes dois cursos representam apenas o início de um novo desafio na sua missão de promover a qualificação profissional e impulsionar a empregabilidade na região. Com esta iniciativa, espera-se, não só dotar os formandos de competências valorizadas pelo mercado de trabalho, mas também contribuir para o desenvolvimento socioeconómico local, através da inserção de profissionais qualificados e preparados para os desafios do setor da Construção Civil e Obras Públicas.

CICCOPN: um futuro com bases sólidas!

Projeto Green Circle Projeto Green Circle Projeto Green Circle Projeto Green Circle Projeto Green Circle Projeto Green Circle

CICCOPN Eventos Próximos
19-02-2024

Acompanhe o CICCOPN em diversos eventos

O CICCOPN tem agendada a participação em vários eventos fora das suas instalações, onde terá oportunidade de partilhar a oferta formativa para 2024 e as diversas valências da instituição. Confira a nossa agenda e visite-nos nestes dias.

1ª edição do Fórum Porto de Economia
Local: Centro de Congressos da Alfândega do Porto
Data e horário: 27 de fevereiro, das 9h00 às 18h00

"(In)Forma 2024" – Emprego, Formação e Empreendedorismo em Vilar de Andorinho
Local: Pavilhão Professor Miranda de Carvalho
Data e horário: 28 e 29 de fevereiro, das 9h00 às 13h00

Qualifica 2024 – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego
Local: EXPONOR, Matosinhos
Data e horário: de 6 a 9 de março, das 10h00 às 18h00

VII Mostra de Educação e Formação
Local: Fábrica de Santo Thyrso
Data e horário: 14 e 15 de março, das 10h00 às 17h30

7ª Edição da Mostra Educativa e Profissional de Celorico de Basto
Local: Casa da Terra – Praça Albino Alves Pereira
Data e horário: 11 de abril, das 8h30 às 16h30

Junte-se a nós nestes eventos, venha conhecer a formação que temos para si em 2024 e saiba como aumentar as suas qualificações. Esperamos por si!

Quinta às Cinco
19-02-2024

Webinário “Trabalhar com segurança e saúde na era digital”

O nosso webinário da semana passada chamou a atenção para algumas questões, sempre importantes, relacionadas com a segurança e a saúde no trabalho, mais especificamente do trabalho em ambientes digitais. Falamos dos desafios e dos riscos inerentes e demos a conhecer uma campanha europeia nesta área. Se não assistiu ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui e pode aceder à apresentação da oradora aqui.

Estamos a trabalhar para lhe trazer mais webinários sobre temas do seu interesse. Siga os nossos canais digitais e em breve iremos dar-lhe novidades. Já sabe que contamos com a sua presença!

Projeto Green Circle
19-02-2024

CICCOPN parceiro no projeto Green Circle

A primeira reunião do inovador projeto "Green Circle – Microcredenciais para o Setor da Construção Civil" decorreu em Braga, marcando um passo significativo na direção da transformação do setor da Construção em termos de uma capacitação e formação mais ágil.

Sob a coordenação da TecMinho, o projeto financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia visa revolucionar a indústria da Construção, promovendo o desenvolvimento de microcredenciais para capacitar a força de trabalho com as competências essenciais para a dupla transição ecológica e digital.

Onze parceiros, representando quatro países da União Europeia (Alemanha, Grécia, Espanha e Portugal), uniram forças no projeto "Green Circle", num consórcio que reúne representantes do setor da Construção, incluindo grandes empresas como a Casais Construções, escolas profissionais como o CICCOPN, e universidades e outras entidades ligadas à educação.

As microcredenciais representam experiências de aprendizagem mais ágeis, curtas e direcionadas, que certificam resultados de aprendizagem específicos, oferecendo uma abordagem mais flexível para que os indivíduos adquiram novos conhecimentos e competências com maior rapidez e eficácia, para um mercado de trabalho cada vez mais exigente. A nível europeu, as microcredenciais desempenham um papel crucial na promoção da aprendizagem ao longo da vida, na empregabilidade, na inclusão e na igualdade de oportunidades.

Ao longo dos próximos três anos, o projeto irá analisar o ecossistema da Construção, desenvolvendo um modelo inovador e sustentável para a microcredenciação de competências no setor da Construção, avaliado em projetos-piloto na Alemanha, Grécia, Espanha e Portugal. O resultado será um modelo sustentável de microcredenciais em competências de transição ecológica e digital no setor da Construção, base de um ecossistema de microcredenciais que poderá ser transferível para outros setores da economia.

A reunião de dois dias para lançamento do projeto decorreu na sede do Grupo Casais, onde se reuniram 20 peritos, marcando os primeiros passos de um percurso rumo a uma Construção sustentável e a um futuro mais verde.

Projeto Green Circle Projeto Green Circle Projeto Green Circle Projeto Green Circle Projeto Green Circle Projeto Green Circle Projeto Green Circle Projeto Green Circle

Quinta às Cinco
08-02-2024

Webinário “Trabalhar com segurança e saúde na era digital”

O Quinta às Cinco está de volta após uma pausa, com novos temas atuais e que consideramos serem do interesse de quem nos acompanha.

No próximo dia 15 de fevereiro, Emília Telo, coordenadora do Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, aborda o tema da segurança no trabalho na era digital, falando da evolução do mundo laboral rumo a uma crescente digitalização e das oportunidades, desafios e riscos inerentes e dando a conhecer a campanha europeia “Locais de trabalho seguros e saudáveis 2023-25: trabalhar com segurança e saúde na era digital”.

Junte-se a nós neste webinário – inscreva-se aqui.

reunião diretores centros de emprego
02-02-2024

Plano de formação do CICCOPN para 2024 apresentado a diretores de Centros de Emprego

O CICCOPN recebeu nas suas instalações os diretores dos Centros de Emprego de Amarante, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Valongo, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia. Esta reunião teve como objetivo ajustar uma estratégia de intervenção apoiada na colaboração entre os Centros de Emprego e o CICCOPN, visando o desenvolvimento de ações de formação profissional que sirvam os utentes destes centros interessados em desenvolver a carreira numa profissão ligada ao setor que o CICCOPN representa.

reunião diretores centros de emprego reunião diretores centros de emprego reunião diretores centros de emprego reunião diretores centros de emprego

Encontro Nacional de Intervenção em Património
26-01-2024

Encontro Nacional de Intervenção em Património

O CICCOPN participou no Encontro Nacional de Intervenção em Património, realizado em Coimbra, um evento fundamental para refletir sobre a preservação do nosso património arquitetónico.

Com mesas redondas e debates focados em temas cruciais, como "Intervenção em património: o que fazer para mitigar a prática da reconstrução e do fachadismo?", "Formação: o que é necessário para haver mais e melhor formação na intervenção do património?" e "Qualificação: o que é necessário para haver mais e melhor qualificação na intervenção em património?", o encontro abriu espaço à discussão profunda dessas questões prementes.

Num contexto em que o património arquitetónico português enfrenta desafios significativos devido a intervenções inadequadas, o CICCOPN participou na mesa redonda do tema Qualificação, na pessoa do seu técnico Carlos Miranda e de Carla Vale, em representação do CENFIC, no papel de presidente do Conselho de Administração dos dois Centros. O encontro, organizado pela Comissão Nacional do ICOMOS, reuniu as principais instituições e organizações empenhadas na proteção, gestão e educação sobre património.

Os objetivos deste encontro, incluindo a reflexão sobre a qualidade das intervenções no património cultural construído, a identificação das razões da falta de formação e qualificação dos profissionais e a busca por boas práticas vão ao encontro do trabalho que o CICCOPN e o CENFIC estão a desenvolver para a revisão do Catálogo Nacional de Qualificações, nomeadamente os referenciais do setor da Construção, tendo por base as necessidades das empresas do setor.

Esta participação reforça o compromisso do Centro em contribuir para a preservação e a valorização do património arquitetónico português, destacando a importância da formação e qualificação para todos os setores envolvidos.

Encontro Nacional de Intervenção em Património

LGMC Transporte de Amostras
18-01-2024

LGMC do CICCOPN assegura transporte das amostras para ensaio

O Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção do CICCOPN está em condições de assegurar o transporte das amostras destinadas a ensaio nas suas instalações, diretamente a partir das instalações dos clientes. O custo associado a este serviço é apresentado aos clientes na fase de orçamentação dos ensaios.

A responsabilidade pela amostra e a embalagem das amostras é exclusivamente do cliente, o que significa que o cliente é responsável pela recolha das amostras, assim como pela escolha dos materiais de embalagem, de modo a proteger as amostras durante o transporte.

Para mais informações ou para agendar o transporte das suas amostras, contacte-nos pelo telefone 229866448 ou pelo endereço eletrónico lgmc@ciccopn.pt

Catálogo de Formação 2024
08-01-2024

Catálogo de cursos para 2024 já disponível

Prepare-se para um futuro mais sustentável, com programas especializados em ambiente e sustentabilidade, incluindo Green Skills and Jobs. Domine as ferramentas CAD e modelação BIM, expanda os seus horizontes no comércio internacional e abrace a transição digital. Aposte em áreas como a reabilitação urbana e a manutenção de edifícios, cada vez mais solicitadas pelo mercado de trabalho.

O conhecimento é o maior trunfo para alcançar os seus objetivos profissionais – inscreva-se agora e abrace o futuro com confiança e excelência!

Conheça aqui o catálogo!

Festas Felizes!
20-12-2023

Festas Felizes!

A equipa do CICCOPN deseja a todos os nossos estimados formandos, colaboradores, parceiros e suas famílias um Natal repleto de alegria, paz e união. Que este período festivo seja marcado pela partilha de amor, harmonia e momentos inesquecíveis ao lado daqueles que mais amam.

O Novo Ano que se avizinha trará novas conquistas, oportunidades e crescimento. Nós aqui estaremos para continuarmos a construir juntos um futuro de sucesso, aprendizagem e desenvolvimento.

Agradecemos a confiança e a colaboração de todos ao longo deste ano e esperamos continuar esta parceria no alcance dos vossos objetivos em 2024.

Votos de um Feliz Natal e um Ano Novo pleno de realizações!

CICCOPN: um futuro com bases sólidas!

Sessão Esclarecimento Qualifica
05-12-2023

Sessão de esclarecimento para a qualificação de Canalizador(a)

O CICCOPN realizou uma sessão dedicada à divulgação e esclarecimento do programa de qualificação para Canalizadores, por meio do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – RVCC PRO.

A representante de Recursos Humanos da empresa “Pichelaria Jaime Gomes” esteve presente, juntamente com os colaboradores que possuem as condições necessárias para terem as suas competências reconhecidas e certificadas com base na experiência adquirida.

Com sede em Braga, a empresa é especializada no setor de instalações hidráulicas para edifícios industriais, serviços comerciais, culturais e residenciais. Oferece soluções inovadoras e completas nesses segmentos.

Os colaboradores desta empresa têm a oportunidade de investir no reconhecimento das suas competências, sejam elas formais, informais ou não formais, e ter essas competências validadas e certificadas.

Mais qualificação, melhor emprego!

Sessão Esclarecimento Canalizador Sessão Esclarecimento Canalizador

Quinta às Cinco
04-12-2023

Webinário “Sustentabilidade na construção”

O nosso webinário da semana passada deixou algumas ideias sobre como tornar o setor da Construção mais sustentável em termos ambientais – um tema cada vez mais atual, que despertou imenso interesse por parte de quem nos acompanha habitualmente. Se não assistiu ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui e pode aceder à apresentação da oradora aqui.

O Quinta às Cinco vai agora de férias até final do ano, mas prometemos regressar em 2024, com temas sempre atuais e que consideramos serem do seu interesse. E, porque preparamos estes webinários a pensar em quem nos segue, já sabe que contamos sempre consigo.

Votos de Boas Festas e um Bom Ano!

Quinta às Cinco
23-11-2023

Webinário “Sustentabilidade na construção”

O último Quinta às Cinco de 2023 chega no dia 30 deste mês. Isabel Bentes traz-nos um tema mais atual do que nunca – a sustentabilidade na indústria da Construção. Tomando como ponto de partida o conceito de “Construção 4.0”, chama a atenção para a economia circular neste setor, realçando a importância de poupar recursos e de diminuir os resíduos de construção e demolição, como forma de procurar a sustentabilidade a nível ambiental, social e económico.

Acreditamos que este tema lhe interessa, por isso, já lhe guardámos um lugar na primeira fila – basta que se inscreva aqui.

Quinta às Cinco
20-11-2023

Webinário “Digitalização da construção – utilização de tecnologias na reabilitação urbana 4.0 (BIM)”

O nosso webinário da semana passada focou-se na digitalização da Construção, mais precisamente na utilização da metodologia BIM (Building Information Modeling) em projetos de arquitetura. Além da abordagem à metodologia propriamente dita, tivemos contacto com a sua aplicação em projetos reais. Se não assistiu ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui.

O último Quinta às Cinco de 2023 chega no dia 30 de novembro, com Isabel Bentes a falar-nos da sustentabilidade na indústria da Construção. Achamos que este tema será do seu agrado, por isso, contamos consigo.

Qualificação profissional com equivalência escolar
17-11-2023

Qualificação profissional com equivalência escolar

Procuras uma forma de completar o 9.º ou o 12.º ano de escolaridade?
No CICCOPN, ajudamos-te a obter o que procuras! A nossa formação de dupla certificação dá-te a equivalência ao ensino básico ou secundário e qualifica-te para uma profissão.

Para concluíres o 9.º ano (modalidade de Educação e Formação para Jovens):

Para concluíres o secundário (modalidade de Aprendizagem):

Todos estes cursos têm início previsto para janeiro de 2024.

Segue as hiperligações para veres mais pormenores e fazeres a tua candidatura. Se preferires, visita-nos presencialmente, para conheceres as nossas instalações.

Qualifica-te – para um futuro com sucesso!

Formação Profissional - Investimento no sucesso
15-11-2023

Formação profissional – um investimento no seu sucesso

A formação é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional. A procura de boas oportunidades de emprego é uma meta comum que, muitas vezes, está ligada à qualificação. Investir em formação e melhorar as competências tornou-se, mais do que uma opção esporádica, uma verdadeira necessidade para se destacar no mercado de trabalho.

Por outro lado, a formação contínua permite alargar a rede de contactos, abrindo portas para novas ligações profissionais e fornecendo um ambiente propício para a troca de experiências e ideias.

Por tudo isto, investir em formação profissional é investir no seu sucesso. É crucial para alcançar um melhor emprego, expandir a carreira e melhorar a sua capacidade para triunfar num mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Saiba como pode melhorar as suas qualificações ainda este ano, frequentando uma formação no CICCOPN – veja o que temos para si.

Quinta às Cinco
09-11-2023

Webinário “Digitalização da construção – utilização de tecnologias na reabilitação urbana 4.0 (BIM)”

No próximo Quinta às Cinco, no dia 16 de novembro, Marta Campos fala-nos da transição digital para a metodologia BIM (Building Information Modeling), que se baseia num modelo tridimensional dos edifícios e é também um repositório dinâmico da informação da construção. Aborda também o processo de introdução da digitalização no seu ateliê de arquitetura, apresentando-nos a necessária curva de aprendizagem para a introdução dessa tecnologia. Teremos também a oportunidade de conhecer exemplos da aplicação prática na fase de projeto e em ensaios tentativos na fase de obra.

Venha saber mais sobre este tema – inscreva-se aqui.

Quinta às Cinco
30-10-2023

Webinário “Aplicação das disposições legais relativas ao fabrico do betão e à execução de estruturas de betão armado”

O nosso webinário da semana passada abordou um tema técnico, específico para especialistas na área dos materiais de construção, e foi um grande sucesso, com imensos participantes a acompanharem a exposição. Se não teve oportunidade de assistir ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui e pode aceder à apresentação do orador aqui.

O próximo Quinta às Cinco será no dia 16 de novembro e nele iremos falar da digitalização da Construção, nomeadamente da utilização de tecnologias na reabilitação urbana 4.0 (BIM). Um tema muito atual, que acreditamos ser do seu interesse.

Visita de Estudo Casais Open Week
19-10-2023

Formandos do CICCOPN participam no evento “Casais Open Week”

Durante este evento, o Grupo Casais abre as portas a estudantes e respetivos professores, oferecendo-lhes a oportunidade de visitarem as suas instalações e obras. Do CICCOPN foram formandos das turmas de Técnico/a de Instalações Elétricas e de Técnico/a de Obra / Condutor(a) de Obra.

Com esta iniciativa, o grupo pretende ajudar muitos jovens a responder à pergunta, nem sempre fácil: “O que quero ser quando for grande?”. Para isso, dão oportunidade aos visitantes de contactarem com profissionais do setor da Construção Civil, uma excelente forma de dar a conhecer alguns dos percursos profissionais e algumas oportunidades que a empresa oferece, tanto em contexto de escritório como de obra.

Visita de Estudo Casais Open Week Visita de Estudo Casais Open Week Visita de Estudo Casais Open Week Visita de Estudo Casais Open Week Visita de Estudo Casais Open Week

Quinta às Cinco
19-10-2023

Webinário “Aplicação das disposições legais relativas ao fabrico do betão e à execução de estruturas de betão armado”

No próximo dia 26 de outubro, o Quinta às Cinco vai abordar um tema mais especializado. Jorge Ribeiro, responsável pelo setor de Materiais de Construção do Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção do CICCOPN, irá chamar a nossa atenção para a legislação atualmente em vigor para os betões, focando na ótica do especificador/projetista, do produtor e do utilizador/empreiteiro, bem como das entidades envolvidas no controlo e fiscalização.

Junte-se a nós para ficar a saber mais sobre este tema – inscreva-se aqui.

Quinta às Cinco
16-10-2023

Webinário “Certificação dos técnicos superiores e técnicos de segurança no trabalho – formação contínua”

O nosso webinário da semana passada centrou-se na área da segurança, mais especificamente no tema da certificação dos técnicos. Como é habitual neste tipo de tema, foram muitos os participantes, que assistiram com interesse e colocaram questões no final. Se não teve oportunidade de assistir ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui e pode aceder à apresentação da oradora aqui.

O Quinta às Cinco regressa no próximo dia 26, para falar das disposições legais relativas ao fabrico do betão e à execução de estruturas de betão armado, um tema mais técnico que achamos ser do seu agrado.

Formação Bulldozer
12-10-2023

Formação para operadores de máquinas de movimentação de terra

Está a decorrer, no CICCOPN, uma ação de formação de “Trator bulldozer – corte e empurramento de terras”, para aperfeiçoamento dos operadores deste tipo de máquina de movimentação de terras.

Esta formação enquadra-se no protocolo de cooperação celebrado entre o CICCOPN e a empresa Cimertex, através do qual o CICCOPN assegura o desenvolvimento da formação e a empresa cede o equipamento para a componente prática que decorre nas instalações do Centro.

Este é um exemplo da ligação existente entre o CICCOPN e as empresas, como forma de melhorar a formação que disponibiliza aos recursos humanos do setor da Construção.

Formação Bulldozer Formação Bulldozer Formação Bulldozer Formação Bulldozer Formação Bulldozer Formação Bulldozer

Quinta às Cinco
04-10-2023

Webinário “Certificação dos técnicos superiores e técnicos de segurança no trabalho – formação contínua”

O Técnico de Segurança no Trabalho é um profissional fundamental em qualquer obra de construção, para garantir que os trabalhos decorrem sem incidentes. Mas este técnico tem a sua profissão regulada por instrumentos legais e necessita de ter um título profissional válido.

No próximo dia 12 de outubro, Luísa Carneiro, da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), fala-nos do título profissional de Técnico de Segurança no Trabalho e da respetiva validade, abordando também os procedimentos necessários para o revalidar.

Venha saber mais pormenores sobre este tema tão atual – basta que se inscreva aqui.

Até lá!

Quinta às Cinco
02-10-2023

Quinta às Cinco – webinários de outubro e novembro

Antes da pausa de fim de ano, o Quinta às Cinco ainda propõe alguns temas interessantes para os meses de outubro e novembro.

Nos últimos quatro eventos de 2023, falaremos da certificação dos técnicos de segurança, das disposições legais aplicáveis ao fabrico do betão, da digitalização na construção e da sustentabilidade na construção. São temas atuais, que achamos poderem ser do seu interesse.

Como sempre, os webinários serão transmitidos através da plataforma Microsoft Teams.

Veja aqui os temas para outubro e novembro.

IPAF ElevAÇÃO Portugal 2023
22-09-2023

CICCOPN recebe IPAF ElevAÇÃO Portugal 2023

No próximo dia 3 de outubro de 2023, o CICCOPN recebe nas suas instalações uma jornada especializada no mundo das plataformas elevatórias. O evento IPAF ElevAÇÃO Portugal 2023, organizado pela Federação Internacional de Plataformas Aéreas (IPAF), irá contar com palestras com especialistas, informações exclusivas sobre a indústria de elevação, demonstração de equipamentos de última geração, networking com profissionais do setor e muito mais.

Não perca a oportunidade de participar neste evento exclusivo – conheça o programa aqui e inscreva-se aqui.

Bolsa de Formadores
08-09-2023

Já conhece a nossa Bolsa de Formadores?

O sítio de internet do CICCOPN dispõe agora de acesso a uma Bolsa de Formadores, o ponto de entrada exclusivo para quem pretenda dar formação no nosso centro de formação.

Se é formador(a) e quer fazer parte da nossa equipa, registe-se e dê-nos a conhecer as suas competências e áreas de especialidade, para que possamos contar consigo numa ação de formação futura.

Pode aceder à Bolsa de Formadores aqui (ligação existente no rodapé deste sítio de internet).

Formação LGMC
08-09-2023

Laboratório do CICCOPN dá formação a técnicos angolanos

Teve início uma ação de formação de ensaios laboratoriais nas áreas de Geotecnia e Materiais de Construção, para 8 engenheiros do Laboratório de Engenharia de Angola (LEA).

Esta formação irá decorrer no âmbito de uma prestação de serviços e terá a duração de 280 horas. No regresso a Angola, com os conhecimentos reforçados, irão assegurar a transmissão dos conhecimentos aos restantes colegas do LEA.

O Diretor do CICCOPN e os técnicos do LGMC que irão assegurar a formação fizeram a receção aos formandos, que contaram com a presença do Diretor-Adjunto do LEA, Luis Filipe Francisco Bessa Peixoto.

Este é mais um exemplo de uma parceria entre o CICCOPN e os PALOP.

Formação LGMC Formação LGMC Formação LGMC

Apresentação Displays Interativos
06-09-2023

Salas de formação equipadas com dispositivos interativos

Durante a pausa letiva do mês de agosto, o CICCOPN equipou vinte das suas salas de formação com displays interativos, equipamentos multifacetados adquiridos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que permitem a utilização de múltiplos recursos na formação. Esta manhã, os coordenadores de formação tiveram um primeiro contacto com os dispositivos. Em breve, serão organizadas sessões de formação, para capacitar coordenadores e formadores para a utilização destes dispositivos.

Desta forma, o CICCOPN acompanha a evolução tecnológica, procurando encontrar ferramentas pedagógicas de apoio à sua formação.

Webinário “Competências dos jovens: qualificação para um futuro com sucesso”
24-07-2023

Webinário “Competências dos jovens: qualificação para um futuro com sucesso”

O nosso webinário da semana passada, sobre as competências dos jovens, abordou uma temática muito importante, num momento de grandes decisões para tantos jovens e respetivos encarregados de educação. Se não conseguiu assistir ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui e pode aceder à apresentação do orador aqui.

O Quinta às Cinco vai fazer agora uma pausa de verão. Quando regressarmos, no início de setembro, daremos a conhecer os temas para o último quadrimestre de 2023.
Continue a seguir-nos nos meios digitais, para estar sempre a par das novidades.

Boas férias!

Formação Prevenção do Cancro
17-07-2023

Liga Portuguesa contra o Cancro e CICCOPN – juntos pela prevenção

A turma do segundo ano de Técnico/a de Informática – Sistemas está a desenvolver o projeto PAR (Pele e Atividade de Risco), através do qual se pretende aumentar a consciencialização sobre a exposição solar saudável e a prevenção do cancro da pele. Este projeto, no âmbito da unidade de formação Mundo Atual, conta com a colaboração da Liga Portuguesa contra o Cancro. No dia 12 de julho, os formandos da turma receberam formação técnica sobre exposição solar e cancro da pele e no dia 14 de julho irão dinamizar atividades sobre esta temática para os restantes formandos do CICCOPN.

Deste modo, procura-se desenvolver uma atitude de prevenção face aos riscos para a saúde, de uma forma divertida e pedagógica.

Formação Prevenção do Cancro Formação Prevenção do Cancro Formação Prevenção do Cancro Formação Prevenção do Cancro Formação Prevenção do Cancro Formação Prevenção do Cancro

Programa Avançar | VALORIZAÇÃO DOS JOVENS QUALIFICADOS
03-07-2023

Programa Avançar | VALORIZAÇÃO DOS JOVENS QUALIFICADOS

O IEFP, IP lança o programa “AVANÇAR”, de incentivo à contratação, com um conjunto de medidas para atribuição de apoios financeiros às empresas que celebrem contratos de trabalho.

Este programa concede à entidade empregadora um apoio financeiro para a contratação sem termo, a tempo completo, de jovens desempregados inscritos no IEFP, com qualificação de nível superior, cuja retribuição estabelecida no contrato de trabalho seja igual ou superior a 1330 euros, a par de um apoio financeiro ao pagamento de contribuições para a segurança social, no primeiro ano de vigência dos contratos de trabalho apoiados.

O programa prevê ainda a concessão ao jovem de um apoio financeiro à sua autonomização.

Veja aqui mais informações.

Quinta às Cinco
03-07-2023

Webinário “Vigilância da qualidade das águas balneares e requisitos de segurança”

O nosso webinário da semana passada trouxe-nos um tema diferente do habitual. Saindo um pouco do âmbito estrito da construção, falamos das águas balneares e de como garantir a sua qualidade e segurança. Se não conseguiu assistir ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui e pode aceder à apresentação do orador aqui.

No dia 20 de julho, o Quinta às Cinco traz o último tópico para debate antes da pausa de verão – iremos falar das competências dos jovens e de como trabalhar para um futuro com sucesso. Será um tema atual, sobretudo num momento de tantas decisões para os nossos jovens. Contamos com a sua presença.

Até breve!

Quinta às Cinco
21-06-2023

Webinário “Vigilância da qualidade das águas balneares e requisitos de segurança”

As férias de verão estão a chegar e todos gostamos de desfrutar de bons momentos nas águas dos nossos rios e mar. Mas será que corremos algum risco nesses locais? No dia 29 de junho, Paulo Servo fala-nos dos principais requisitos a ter em conta para avaliar as condições de segurança e funcionamento das instalações e envolventes das zonas balneares.

Acreditamos que vai querer saber mais sobre este tópico, por isso, como é habitual, reservamos-lhe um lugar – basta que se inscreva aqui.

Até lá!

Seminário Internacional
20-06-2023

CICCOPN representado em seminário internacional

O Centro de Investigação do ISLA Gaia, em parceria com outras entidades nacionais e internacionais, vai realizar, no dia 23 de junho de 2023, o seminário internacional “Digitalização da Segurança Ocupacional na Construção – Contributos do Projeto Digital4OSH e da Campanha Europeia da EU-OSHA”.

O evento irá decorrer no Auditório do ISLA-IPGT, em Gaia, e terá diversas palestras temáticas e ainda uma mesa redonda sobre o futuro da digitalização da segurança ocupacional no setor da Construção em Portugal, na qual irá participar António Bastos, em representação do CICCOPN.

Saiba mais sobre este seminário aqui.

Quinta às Cinco
19-06-2023

Webinário “Digitalização na Construção – Topografia”

O nosso webinário da semana passada trouxe-nos o tema da digitalização na topografia e destacou todas as possibilidades de utilização da tecnologia por quem segue esta área profissional. Se não conseguiu assistir ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui.

No dia 29 de junho, falaremos da qualidade e dos requisitos de segurança das águas balneares, um tema relevante numa altura em que todos nos preparamos para as férias de verão. Acreditamos que será um tema do seu interesse.

Até breve!

Parceria Just a Change
13-06-2023

CICCOPN faz parceria com associação Just a Change

Just a change” é uma associação sem fins lucrativos de intervenção social, que mobiliza comunidades locais e centenas de voluntários, com o objetivo de reabilitar casas e, assim, melhorar a vida de pessoas carenciadas que necessitam de ajuda para ter uma habitação digna, onde possam viver com mais alegria e esperança no futuro.

O CICCOPN vai associar-se ao projeto, tornando-se parceiro institucional. Ao mesmo tempo, pretendemos incentivar nos nossos jovens a participação a título individual, enquanto voluntários. Para isso, amanhã iremos realizar uma sessão de divulgação do projeto aos formandos e formandas do CICCOPN.

O “Just a change” é um projeto que não se limita a reabilitar casas, mas reconstrói vidas!

Quinta às Cinco
07-06-2023

Webinário “Digitalização na Construção – Topografia”

O digital e as tecnologias de digitalização fazem cada vez mais parte do nosso dia a dia e o setor da Construção não escapa a esta tendência. No próximo dia 15 de junho, Daniel Monteiro, da Global Geosystems, fala-nos de como a Construção está a torna-se mais digital e mostra-nos a aplicação dessa digitalização na área da Topografia.

Sabemos que este tema técnico será de grande interesse para muitos dos que nos acompanham regularmente, por isso já temos o seu lugar reservado – inscreva-se aqui.

Até lá!

formação serralharia civil
07-06-2023

Formação gratuita em Serralharia Civil

O CICCOPN vai iniciar, ainda este mês, um curso de Serralharia Civil, que visa dotar os participantes de competências que lhes permitam executar, montar e reparar estruturas metálicas, caixilharias e outros elementos metálicos não estruturais, de acordo com as especificações técnicas e respeitando as regras de segurança e higiene no trabalho.

Esta formação é gratuita, tem a duração de 250 horas e decorre em regime presencial no horário pós-laboral.

Saiba mais informações aqui e faça já a sua inscrição aqui.

Aposte na formação, garanta o seu futuro profissional!

Quinta às Cinco
06-06-2023

Webinários de junho e julho

As férias de verão aproximam-se, mas, antes disso, o Quinta às Cinco traz mais três webinários sobre temas atuais.

Em junho e julho, falamos da Topografia como profissão em crescente digitalização, abordamos o tema atual do controlo da qualidade das águas balneares e terminamos com uma comunicação sobre as competências dos jovens para um futuro com sucesso. Conheça todos os pormenores aqui.

Como sempre, os webinários serão transmitidos através da plataforma Teams, da Microsoft.

Esperamos por si!

Inscrições Abertas
05-06-2023

Concluir o secundário com uma profissão de sucesso

Concluir o secundário é fundamental hoje em dia. Aqui no CICCOPN, podes fazer isso e ainda mais: além de obteres o 12º ano, ajudamos-te a conseguir uma qualificação profissional. E, se pretenderes, depois podes continuar os estudos a nível superior.

Sabe mais pormenores aqui ou visita-nos presencialmente, para conheceres as nossas instalações.

Qualifica-te – para um futuro com sucesso!

Inscrições Abertas
05-06-2023

Terminar o 9º ano com uma qualificação profissional

Procuras um caminho para completar o 9º ano de escolaridade? O CICCOPN é a tua escolha! A nossa formação de dupla certificação dá-te a equivalência ao ensino básico e qualifica-te para uma profissão. Depois, podes continuar a tua formação e avançar até ao nível secundário.

Sabe mais pormenores aqui ou visita-nos presencialmente, para conheceres as nossas instalações.

Qualifica-te – para um futuro com sucesso!

Plogging
05-06-2023

Formandos do CICCOPN realizam atividade ambiental

A turma do 1º ano do curso de Técnico/a de Obra realizou uma atividade de plogging  (atividade física amiga do ambiente e com uma adesão crescente em todo o mundo), no passado dia 1 de junho, no âmbito da unidade de formação "O homem e o ambiente".

Esta atividade foi realizada em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, numa ação de grande interesse para sensibilizar sobre o ambiente!

Plogging Plogging Plogging

Recrutamento Medições e Orçamentos
29-05-2023

Estamos a recrutar formadores/as

Procuramos formadores/as:

Referência 1 – Medições e Orçamentos (locais: Arouca, Braga e Maia)

  • Licenciatura em Engenharia Civil ou curso de Medições e Orçamentos do CICCOPN;
  • Experiência profissional comprovada;
  • Certificado de Competências Pedagógicas;
  • Disponibilidade em horário laboral e/ou pós-laboral.

Referência 2 – Planeamento de obras (local: Maia)

  • Licenciatura em Engenharia Civil ou curso de Técnico/a de obra do CICCOPN;
  • Experiência profissional comprovada;
  • Certificado de Competências Pedagógicas;
  • Disponibilidade em horário laboral e/ou pós-laboral;
  • Conhecimentos de Microsoft Project.

Se reúne estas caraterísticas, envie o seu Curriculum Vitae para rh@ciccopn.pt.

Estamos à sua espera!

Quinta às Cinco
29-05-2023

Webinário “Eficiência energética e sustentabilidade – solar térmico e fotovoltaico”

O nosso webinário da semana passada abordou o tema das energias renováveis e o orador apresentou os diferentes sistemas e ajudou-nos a calcular um pequeno sistema doméstico. Se não conseguiu assistir ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui e pode aceder à apresentação do orador aqui.

No dia 15 de junho falaremos da Digitalização na Construção. Daniel Monteiro, da Global Geosystems, traz-nos os avanços mais recentes na área da Topografia. Um tema técnico, que certamente irá ser do seu interesse.

Até breve!

Visitas Embaixadores de São Tomé e Príncipe e Moçambique
29-05-2023

Embaixadores de São Tomé e Príncipe e de Moçambique visitam CICCOPN

O CICCOPN recebeu a visita dos embaixadores de São Tomé e Príncipe e de Moçambique, com o objetivo de acompanharem os protocolos de cooperação que as respetivas embaixadas estabeleceram com o CICCOPN.

Durante as visitas, os embaixadores puderam acompanhar de perto e dialogar com os formandos oriundos daqueles países, procurando saber um pouco mais das suas experiências na formação.

Neste momento, o CICCOPN tem mais de 100 formandos provenientes dos PALOP, que procuram em Portugal uma formação profissional que lhes traga mais e melhores perspetivas de futuro.

Visitas Embaixadores de São Tomé e Príncipe e Moçambique Visitas Embaixadores de São Tomé e Príncipe e Moçambique Visitas Embaixadores de São Tomé e Príncipe e Moçambique Visitas Embaixadores de São Tomé e Príncipe e Moçambique Visitas Embaixadores de São Tomé e Príncipe e Moçambique Visitas Embaixadores de São Tomé e Príncipe e Moçambique

Recrutamento
26-05-2023

Estamos a recrutar!

Estamos à procura de especialistas em algumas áreas da Construção, para apoio à nossa formação.

Procuramos encarregados/as e/ou chefes de equipa nas seguintes áreas: Betão e alvenarias (com conhecimentos de cofragens, armação de ferro, alvenarias e rebocos, além de experiência profissional na área da Construção) e Acabamentos (com conhecimentos de pintura, gesso cartonado, estuques e ladrilhagem e ainda experiência profissional na área da Construção).

Estamos também interessados em formadores/as externos/as para trabalhar com gruas-torres, que possuam as seguintes caraterísticas: conhecimentos de operação de gruas-torres, experiência profissional na operação de gruas-torres e equipamentos de elevação, certificado de competências pedagógicas (antigo CAP) e formação específica de grua-torre.

Se tem as caraterísticas que procuramos para alguma destas áreas e tem interesse em juntar-se à nossa equipa, envie o seu Curriculum Vitae para rh@ciccopn.pt.

Estamos à sua espera!

Dia de África
26-05-2023

Dia de África anima o final do dia

25 de maio é o Dia de África e esta é sempre uma data celebrada no CICCOPN. Canto coral, leitura de poesia, música, dança e sempre muita alegria – foi assim que as formandas e os formandos de Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe assinalaram este dia tão importante para a afirmação do continente africano.

Neste momento, são mais de 100 os jovens dos PALOP que frequentam formação no CICCOPN, uma oportunidade de ouro para desenvolverem competências e criarem um futuro mais sólido.

Dia de África Dia de África Dia de África Dia de África Dia de África Dia de África Dia de África Dia de África Dia de África Dia de África Dia de África

Sessões Técnicas AICCOPN
23-05-2023

Inovação e sustentabilidade na reabilitação urbana

A AICCOPN vai realizar um ciclo de cinco sessões técnicas ligadas a temas relacionados com a reabilitação, nomeadamente nas áreas de aplicação de materiais, segurança e saúde, eficiência energética e conforto interior dos edifícios, utilização de tecnologias na reabilitação e reabilitação sustentável.

Esta é mais uma ação associada à marca da AICCOPN R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável.

Saiba mais sobre este ciclo aqui.

Formação remoção fibrocimento/amianto
23-05-2023

Ação de formação “Remoção de fibrocimento/amianto”

A AICCOPN, em parceria com o CICCOPN, vai promover uma nova edição do curso “Remoção de fibrocimento/amianto”, exclusivamente para empresas associadas da AICCOPN. A ação, com uma duração total de 16 horas, irá decorrer nos dias 26 e 27 de junho e 3 e 4 de julho, em regime de e-learning e horário pós-laboral, através de sessões síncronas e assíncronas na plataforma Microsoft Teams.

Esta formação visa dotar os participantes com os conhecimentos exigidos no âmbito do exercício da atividade de remoção de fibrocimento/amianto e é recomendada pela marca da AICCOPN R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável para efeitos de contabilização das horas anuais previstas no âmbito da qualificação de empresas na marca. Saiba mais sobre esta formação aqui.

Formação Arouca
19-05-2023

Fim do curso de Eletricista de Instalações em Arouca

Este curso resulta de um projeto que envolveu as empresas locais do setor da Construção, o município de Arouca e o Serviço de Emprego de S. João da Madeira. O projeto integra um ciclo de formações em diversas áreas relacionadas com a Construção, na sequência do levantamento de necessidades efetuado junto das empresas.

Uma parte do curso desenrolou-se na empresa de construção A. Pimenta e a restante no Centro Cultural Recreativo e Desportivo do Burgo. Antes de encerrarem o ciclo, os formandos fizeram ainda uma visita às instalações do CICCOPN.

Parabéns a todos e muitas felicidades para o futuro profissional que se segue.

Formação Arouca Formação Arouca Formação Arouca Formação Arouca Formação Arouca

Quinta às Cinco
18-05-2023

Webinário “Eficiência energética e sustentabilidade – solar térmico e fotovoltaico”

Numa altura em que o tema das energias renováveis não podia ser mais atual, trazemos um webinário sobre a utilização da energia solar. No próximo dia 25, Pedro Soares fala-nos das vantagens da utilização dos sistemas solares térmicos e fotovoltaicos para consumo doméstico, dos diferentes tipos de sistemas e seus princípios de funcionamento e ajuda-nos a dimensionar um pequeno sistema e a calcular o tempo de retorno do investimento.

Sabemos que este tema lhe interessa, por isso já temos um lugar para si – inscreva-se aqui.

Até lá!

Quinta às Cinco
15-05-2023

Webinário “Direitos e deveres dos trabalhadores”

O nosso webinário da semana passada falou dos direitos dos trabalhadores, com particular destaque para as alterações introduzidas pela Agenda do Trabalho Digno recentemente aprovada. Foi um tópico que despertou o interesse de muitos que nos seguem habitualmente. Se não conseguiu assistir ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui e pode aceder à apresentação da oradora aqui.

O próximo webinário chega no dia 25 deste mês, com Pedro Soares, que nos traz o tema tão atual do solar térmico e fotovoltaico e das suas aplicações nas nossas casas. Já sabe que contamos com a sua presença.

Até breve!

Formação Gratuita BIM
11-05-2023

Formação gratuita em Digitalização na Construção – BIM

O CICCOPN vai iniciar em junho um curso sobre BIM (Building Information Modeling), que tem como objetivo garantir aos/às participantes a familiarização com a metodologia BIM, permitindo-lhes identificar alguns programas utilizados nesta metodologia, relacionar a sua aplicação na coordenação de um projeto e compreender a utilidade do BIM nas diferentes fases do ciclo de vida de um empreendimento.

Este curso tem como destinatários adultos/as que possuam o 12º ano de escolaridade e conhecimentos básicos de construção, desenho técnico, CAD e informática. A formação é gratuita e tem a duração de 25 horas, em horário pós-laboral (18h30–22h30).

Saiba mais informações aqui e faça já a sua inscrição aqui.

Quinta às Cinco
04-05-2023

Webinário “Direitos e deveres dos trabalhadores”

Tendo o Dia do Trabalhador ainda como data recente, o CICCOPN vai realizar um webinário dedicado aos direitos e deveres dos trabalhadores.

No dia 11 de maio, Neli Pereira, inspetora da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), vem falar-nos da Agenda do Trabalho Digno e das diversas alterações que introduziu na lei laboral, apresentando-nos os conceitos subjacentes a esta Agenda e destacando o que ela traz de novo para os trabalhadores.

Como sabemos que este tema vai interessar-lhe, já lhe guardámos um lugar – inscreva-se aqui.

Até lá!

Formação BIM em Aveiro
03-05-2023

Formação BIM em Aveiro

O CICCOPN está a promover um curso de “CAD 3D – Revit” em Aveiro, em parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional da cidade e a Empresa Civilria.

No dia 2 de maio, o Delegado Regional do Centro do IEFP, IP, Alberto Costa, visitou o local da formação, tendo sido acompanhado pelo CEO da Civilria, Artur Varum, pelo Diretor-Adjunto do CEFP de Aveiro, António Marques, e pelo Diretor do CICCOPN, Rui Valente.

O CICCOPN assegura a realização de diversas ações de formação fora das suas instalações, muitas vezes em parceria com o IEFP e autoridades locais.

Formação BIM em Aveiro Formação BIM em Aveiro Formação BIM em Aveiro

Alunos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto no laboratório do CICCOPN
02-05-2023

Alunos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto no laboratório do CICCOPN

Os alunos do curso de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto (FCUP) visitaram o Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção (LGMC) do CICCOPN, acompanhados por uma professora.

A visita dos 16 jovens decorreu no âmbito da disciplina de Geologia e Engenharia e teve como objetivo dar a conhecer aos alunos os temas seguintes:

  • Análise granulométrica por peneiração e sedimentação;
  • Limites de consistência;
  • Determinação do valor do azul de metileno;
  • Teor em matéria orgânica;
  • Ensaio Proctor;
  • Ensaio de corte direto;
  • Ensaio edométrico.

O Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção do CICCOPN, além da função de formação, que esteve na sua origem, presta ainda serviços às empresas do setor da Construção.

Visita dos alunos da FCUP ao LGMC Visita dos alunos da FCUP ao LGMC Visita dos alunos da FCUP ao LGMC

formação especializada andaimes
17-04-2023

Segurança na montagem, utilização e desmontagem de andaimes

O CICCOPN vai iniciar a 3 de maio uma formação contínua especializada na área da segurança, mais concretamente na montagem, utilização e desmontagem de andaimes.

Esta formação pretende dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam identificar os riscos associados à execução de trabalhos em altura, interpretar a legislação em vigor e identificar os principais riscos relativos à montagem e desmontagem de andaimes.

A formação tem como principais destinatários os técnicos, técnicos de segurança no trabalho e outros trabalhadores que exerçam a atividade de montagem e desmontagem de andaimes. Tem a duração de 12 horas e decorre em horário pós-laboral, com um investimento de 80 €.

Veja mais pormenores aqui e inscreva-se aqui.

Quinta às Cinco
14-04-2023

Webinário “Riscos psicossociais - assédio moral”

O nosso webinário da semana passada tratou de um assunto muito atual e que afeta muitos trabalhadores – o assédio laboral, sob as suas diversas formas, uma situação que causa graves problemas às vítimas e prejudica as condições de trabalho nas empresas em que ocorre. Se não conseguiu assistir ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui e pode aceder à apresentação da oradora aqui.

O próximo webinário chega no dia 11 de maio, com a Autoridade para as Condições do Trabalho a abordar o tema dos direitos e deveres dos trabalhadores. Já sabe que contamos com a sua presença.

Até breve!

Quinta às Cinco
14-04-2023

Webinário “Riscos psicossociais - assédio moral”

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho celebra-se a 28 de abril e o tema escolhido para assinalar esta data em Portugal é “Um ambiente de trabalho seguro e saudável é um princípio e um direito fundamental”.

Neste âmbito, no dia 20 de abril, Maria João Neves, inspetora da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), fala-nos de prevenção e combate ao assédio como forma de conseguir um ambiente de trabalho saudável e aborda o novo contexto laboral, gerado pela pandemia e agravado pela atual guerra na Ucrânia, e as situações de conflito e assédio moral, cada vez mais frequentes nos locais de trabalho.

Junte-se a nós e venha saber um pouco deste tema tão atual. Inscreva-se aqui. Até lá!

CICCOPN Portas Abertas
12-04-2023

CICCOPN Portas Abertas 2023 – 2ª edição

Numa altura de decisões importantes para muitos jovens, o CICCOPN é o rumo a seguir para um futuro com sucesso!

Por isso, estamos a preparar o CICCOPN Portas Abertas para os dias 28 e 29 de abril de 2023, às 9h30, um evento presencial para todos os que pretendam conhecer as nossas instalações e a nossa oferta formativa para conclusão do ensino secundário ou uma requalificação profissional.

Para podermos organizar as visitas, indique aqui o dia em que prefere visitar-nos.

Aguardamos por si!

Quinta às Cinco
03-04-2023

Webinário “Digitalização na Construção – CAD/CAM na carpintaria”

O nosso webinário da semana passada mostrou os mais recentes avanços no domínio das tecnologias de digitalização na Construção, mais especificamente na área da carpintaria. Foi uma boa oportunidade para conhecer a forma como as empresas integram essas tecnologias no dia a dia, procurando incentivar a formação de técnicos qualificados para o setor. Se não conseguiu assistir ao evento em direto, pode ver o vídeo aqui e pode aceder às apresentações dos oradores aqui: Fernando Ferreira (CICCOPN), Fernando Silva (CADSolid) e Vitorino Pacheco (Lignotec).

O próximo webinário chega no dia 20, com Maria João Neves, da ACT, a abordar o tema dos riscos psicossociais. Contamos com a sua presença.

Até breve!

Quinta às Cinco
23-03-2023

Webinário “Digitalização na Construção – CAD/CAM na carpintaria”

A transformação digital é crucial para o futuro da indústria. A formação e a renovação das competências dos trabalhadores são elementos centrais para a qualificação, que permitem uma boa utilização das tecnologias.

No próximo dia 30 de março, Fernando Ferreira, Fernando Silva e Vitorino Pacheco falam-nos da importância das novas tecnologias no contexto formativo, do processo de mudança para a Indústria 4.0 e apresentam-nos o software de desenho e maquinação para a indústria da madeira TopSolid Wood.

Junte-se a nós e descubra o que está a ser feito para preparar a nossa indústria para um futuro que é já presente. Inscreva-se aqui. Até lá!

Skills Portugal
09-03-2023

Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Portimão 2023

Decorre na Arena de Portimão, de 7 a 12 de março, o SkillsPortugal Portimão 2023. O evento conta com cerca de 400 jovens altamente qualificados, que vão competir em 56 profissões, sob o tema “As Profissões e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

O CICCOPN está representado por Luís Alves, formando do 2º ano de Técnico/a de Instalações Elétricas, que conquistou o acesso a esta final em setembro de 2022, e também pelo formador Luís Pedro Campos, que faz parte do Júri na especialidade de Eletricidade e Instalações.

O SkillsPortugal Portimão 2023 tem como principal objetivo sensibilizar jovens, famílias, empresas e outras entidades empregadoras, bem como os cidadãos em geral, para a importância da qualificação profissional de excelência como grande promotora da empregabilidade e como força motriz de produtividade e do crescimento económico.

Boa sorte ao nosso jovem.

Skills Portugal Skills Portugal Skills Portugal Skills Portugal

Qualifica
08-03-2023

Qualifica. Preparar o futuro

A Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorreu entre 1 e 4 de março, na Exponor, teve como mote “Create the Future”. A feira contou com cerca de 40 mil visitantes, entre jovens, encarregados de educação e professores, que visitaram a feira para conhecer novas profissões e novas oportunidades, assim como preparar a decisão sobre seguir por uma via escolar e/ou profissional.

Este ano, o CICCOPN apresentou a sua atividade, nomeadamente a oferta formativa para jovens e adultos, no espaço do IEFP, a quem agradecemos o convite. As apresentações de algumas atividades estiveram a cargo dos nossos formandos, que, com muito ânimo, mostraram o que aprendem na área da domótica, robótica e realidade aumentada.

A Feira foi inaugurada pelo Secretário de Estado da Educação, António Leite, e contou também com a visita do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.

Esta Feira continua a ser uma excelente montra para as atividades do CICCOPN.

Qualifica Qualifica Qualifica Qualifica Qualifica Qualifica Qualifica Qualifica

Seminário “Competências-chave para a Construção do século XXI”
07-03-2023

Seminário “Competências-chave para a Construção do século XXI”

No dia 2 de março, o CICCOPN e o CENFIC realizaram um seminário destinado a divulgar os resultados do estudo de diagnóstico e levantamento de necessidades de qualificações e competências na indústria da Construção Civil e Obras Públicas. O evento incluiu, ainda, uma conferência sobre o tema as competências-chave para a Construção do século XXI e uma mesa redonda sobre o futuro do trabalho na sequência da transformação digital, que contou com a presença do Secretário de Estado do Trabalho.

Veja aqui o after movie do seminário e aqui o vídeo integral dos trabalhos. As fotografias do evento podem ser vistas aqui.

Este foi mais um marco no processo, que está a ser levado a cabo pelo consórcio CICCOPN-CENFIC, destinado à revisão do Catálogo Nacional de Qualificações na área da Construção Civil e Obras Públicas, promovida pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Quinta às Cinco
02-03-2023

Webinário “A mulher no setor da Construção”

O nosso webinário da semana passada abordou um tema um pouco diferente do habitual. A propósito do Dia Internacional da Mulher, falámos do papel das mulheres na Construção e de como tem evoluído a forma como se integram nas equipas de obra. Se não teve oportunidade de assistir ao evento em direto, pode ver aqui o vídeo e aqui a apresentação da oradora.

O próximo webinário é no dia 30, com Fernando Silva e Fernando Ferreira a abordar a questão da digitalização na Construção. Acreditamos que é um tema que lhe vai agradar.

Até breve!

Quinta às Cinco
02-03-2023

Webinário “A mulher no setor da Construção”

No mês em que se celebra o Dia da Mulher, trazemos um tema diferente dos habituais. No dia 9, Maria José Bianchi, engenheira com experiência de obra, fala-nos da mulher na Construção, um setor tradicionalmente considerado ‘de homens’. Ela dá-nos a conhecer algumas mulheres que marcaram a história do setor e traz como convidadas duas ex-formandas do CICCOPN que agora são profissionais da Construção.

Junte-se a nós para ter uma perspetiva diferente do trabalho na Construção, inscreva-se aqui.

Até lá!

Estamos a Recrutar
24-02-2023

Concurso de recrutamento

Encontra-se aberto um concurso para recrutamento de um(a) Técnico/a de Laboratório, para o exercício de funções em regime de contrato de trabalho a termo incerto, por um período de 2 anos, com enquadramento na categoria profissional de Técnico/a de Laboratório, Nível 3, Escalão 1, da tabela salarial em vigor no CICCOPN (segundo o Acordo de Empresa publicado no Boletim de Trabalho e Emprego nº 17, de 8/05/2018).

Ver mais informação

Portugal-Suíça
14-02-2023

Projeto Portugal 2023 – comitiva suíça visita CICCOPN

O CICCOPN recebeu a visita de um grupo de técnicos suíços, para o acompanhamento do projeto Portugal 2023, no âmbito do protocolo de cooperação Portugal-Suíça. A comitiva, composta por representantes do Parifonds Bau, o Fundo Paritário para a Indústria da Construção Civil, formado pela Sociedade Suíça de Empreiteiros e dois sindicatos (Unia e Syna), apresentou informação referente ao setor da Construção na Suíça, nomeadamente a evolução da contratação de trabalhadores portugueses e as alterações ao contrato coletivo de trabalho para o setor naquele país.

Jacqueline Inderbitzin, representante da Sociedade Suíça de Empreiteiros, destacou alguns indicadores importantes relativos ao setor da Construção suíço. Bruno Schmucki, vice-presidente do Parifonds Bau e representante do sindicato Unia, referiu a importância deste projeto para as empresas do setor da Suíça, bem como para os trabalhadores portugueses. Os representantes dos dois sindicatos, Marília Mendes, do Unia, Luís Barros e Johann Tscherrig, do Syna, também abordaram as vantagens desta formação para os participantes.

Além da melhoria nas competências, resultante da aprendizagem durante a formação, todos os participantes têm a garantia de evolução profissional e salarial, uma vez que passam a ser considerados trabalhadores qualificados.

O sucesso deste projeto repete-se, demonstrando a mais-valia para todos os envolvidos.

Portugal-Suíça Portugal-Suíça Portugal-Suíça Portugal-Suíça Portugal-Suíça Portugal-Suíça

Quinta às Cinco
09-02-2023

Webinário “Metodologia e recomendações associadas à caraterização e controlo de obras no âmbito da geotecnia”

O último webinário abordou o tema da geotecnia, focando na metodologia e recomendações associadas à caraterização e controlo de obras nessa área. Se não teve oportunidade de assistir ao evento em direto, pode ver aqui o vídeo e aqui a apresentação do orador.

No próximo dia 9 de março, Maria José Bianchi fala-nos do papel da mulher no setor da Construção, e teremos ainda o testemunho de duas ex-formandas que continuam a desenvolver a sua atividade profissional no setor da Construção.

Contamos consigo. Até breve!

Quinta às Cinco
09-02-2023

Webinário “Metodologia e recomendações associadas à caraterização e controlo de obras no âmbito da geotecnia”

Está a chegar mais um webinário, pensado para todos os técnicos especializados que nos acompanham.

No próximo dia 16 de fevereiro, Eduardo Castro Neves fala-nos de geotecnia, focando na metodologia e recomendações associadas à caraterização e controlo de obras nessa área. Um tema técnico, que nos irá ajudar a identificar as categorias de obras geotécnicas, dando-nos a conhecer os métodos de reconhecimento utilizados na prospeção geotécnica e as exigências de cada obra específica.

Com um tema assim interessante, temos a certeza de que vai querer juntar-se a nós – basta inscrever-se aqui.

Até lá!

Construção XXI
03-02-2023

Reunião de trabalho “Competências-chaves para a Construção do século XXI”

O CICCOPN e o CENFIC vão organizar uma reunião do grupo de trabalho sobre as
competências-chaves para a Construção do século XXI, durante a qual será debatida a linha orientadora da restruturação das qualificações, resultante do estudo efetuado sobre a perceção individual e coletiva das necessidades de qualificações e competências para o setor da Construção.

Esta reunião enquadra-se no âmbito mais vasto da revisão do Catálogo Nacional das Qualificações (CNQ), em que o CICCOPN e o CENFIC estão envolvidos.

A reunião vai decorrer online, no dia 8 de fevereiro de 2023, entre as 10h00 e as 12h00, e terá o seguinte programa:

  • Abertura | Carlos Miranda
  • Introdução e ligação com a 1ª reunião | Eduardo Reis
  • Moderação | Fabiana Fão (incluindo análise por qualificação)
  • Intervenção de trabalho de mapeamento | Ana Paula Pedro
  • Interação com os participantes externos
  • Encerramento | Margarida Vasques

Faça a sua inscrição aqui e junte-se a nós nesta reflexão.

Quinta às Cinco
30-01-2023

Webinário “Investimento no capital humano das organizações”

O nosso webinário da semana passada abordou o tema da formação como investimento no capital humano das empresas, algo fundamental para o setor da Construção, numa altura de enorme falta de mão de obra qualificada. Se não teve oportunidade de assistir ao evento em direto, pode ver aqui o vídeo e aqui a apresentação da formadora.

No próximo dia 16 de fevereiro, Eduardo Castro Neves fala-nos da caraterização e do controlo de obras no âmbito da geotecnia, realçando a importância da segurança e da qualidade no edificado. Esperamos que goste.

Até breve!

Quinta às Cinco
19-01-2023

Quinta às Cinco está de volta

Após uma pausa de fim de ano, 2023 traz novos webinários Quinta às Cinco, com temas interessantes e atuais, seguindo muitas das sugestões que nos foram sendo feitas.

Entre janeiro e março, iremos falar de formação e planeamento de recursos humanos, da digitalização na construção, do papel cada vez mais relevante da mulher neste setor e da importância dos ensaios para a qualidade do edificado. Temas diversos, que procuram manter a dinâmica que caraterizou as edições anteriores do Quinta às Cinco.

Como sempre, os webinários serão transmitidos através da plataforma Teams, da Microsoft.

Veja aqui os temas para o primeiro trimestre.

Inquérito Jovens
20-01-2023

Inquérito aos jovens sobre pensões de velhice

A Comissão para a Sustentabilidade da Segurança Social, com o apoio técnico da OIT, está a realizar um estudo, a pedido do Governo Português, para aferir as principais inquietações e perceções dos mais jovens.

Solicitamos aos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos, que frequentem qualquer medida/modalidade de formação profissional, o preenchimento de um pequeno inquérito, até ao final do mês de janeiro. Pretende-se envolver os jovens nesta reflexão, pois o reforço da sustentabilidade do sistema de pensões é fundamental para que todos beneficiem de uma proteção adequada e tenham qualidade de vida na velhice.

Por um futuro com qualidade, agradecemos resposta a este inquérito.

Quinta às Cinco
19-01-2023

Webinário “Investimento no capital humano das organizações”

O Quinta às Cinco regressa em 2023 com novos temas, escolhidos a pensar nos interesses de quem habitualmente nos segue.

No próximo dia 26 de janeiro, Mariana Dias fala-nos da formação e da sua relevância enquanto investimento no património mais importante das organizações – o capital humano. Partindo do ponto de vista da empresa, a oradora explora como planear e organizar a formação, aborda alguma legislação e apresenta-nos o ciclo da formação.

Acreditamos que vai achar este tema interessante, por isso, já lhe reservámos um lugar – basta inscrever-se aqui. Até lá!

Estudo sobre as qualificações e competências para o setor da Construção
18-01-2023

Estudo sobre as qualificações e competências para o setor da Construção

Um consórcio formado pelo CICCOPN e o CENFIC venceu o concurso internacional para a revisão do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), nas áreas ligadas ao setor da Construção Civil e Obras Públicas, um trabalho de fundo que já está em curso.

Considerando que o envolvimento das empresas do setor é crucial para assegurar a relevância das futuras unidades de formação do CNQ revisto, o consórcio está a realizar um estudo de âmbito nacional junto das empresas, no intuito de identificar as qualificações e competências que consideram relevantes para o setor.

As empresas que tenham interesse em participar poderão ainda fazê-lo, preenchendo dois questionários, cujas respostas são confidenciais:

1 – Qualificação e unidades de competência – CNQ – Especialidades de nível 2: https://forms.office.com/e/Ka5dZUNCPr

2 – Qualificação e unidades de competência – CNQ – Técnicos/Especialistas de níveis 4 e 5 e caraterização da entidade: https://forms.office.com/e/K7cv9BnCQg

Com este estudo, o consórcio CICCOPN-CENFIC espera obter as informações fundamentais para uma correta adaptação do CNQ às necessidades atuais do mercado de trabalho.

Parceria CadSolid
13-01-2023

Fundação José Neves publica guia sobre o ensino profissional

Face às exigências de um mercado de trabalho em constante mudança, a formação profissional assume-se, cada vez mais, como uma opção privilegiada para ajudar os jovens a entrar no mundo do trabalho com qualificações adequadas.

A Fundação José Neves, criada para promover a sociedade do conhecimento e desenvolver o potencial humano, publicou recentemente o Guia sobre o ensino profissional: uma escolha com futuro, que visa esclarecer dúvidas sobre este tipo de ensino e desmistificar preconceitos que ainda o colocam em segundo plano. Este guia revela-se uma boa ferramenta para ajudar os jovens que ainda se encontrem indecisos sobre o rumo a dar aos estudos.

Este guia vem salientar as principais mais-valias do ensino profissional, apresentando-o como uma boa opção para um futuro com sucesso.

Conheça o documento aqui.

Parceria CadSolid
12-01-2023

Parceria com CadSolid, para a digitalização na construção

O CICCOPN assinou um protocolo com a empresa CadSolid – CAD/CAM Integrado, Lda., visando o desenvolvimento de formações na área do CNC.

No âmbito do protocolo, o CICCOPN irá ministrar formação com base no software TopSolid Wood, uma solução integrada CAD/CAM atualmente muito utilizada na indústria da madeira. A CadSolid fornecerá de forma gratuita as licenças para a formação e o CICCOPN utilizará o software como ferramenta de trabalho para a elaboração de projetos no âmbito dos programas de formação ministrados.

Assim, o CICCOPN passará a incluir na sua oferta formativa unidades de formação do Catálogo Nacional de Qualificações que permitem a qualificação numa área intimamente relacionada com a digitalização dos processos e a indústria 4.0.

Desta forma, a CadSolid e o CICCOPN, no âmbito das suas atividades, estabelecem formas de cooperação tendo em vista o aproveitamento recíproco das suas potencialidades cientificas, técnicas e humanas.

Parceria CadSolid Parceria CadSolid

Portas Abertas
09-01-2023

CICCOPN Portas Abertas 2023 – 1ª edição

Após o sucesso das edições do ano passado, o CICCOPN realiza a 1ª edição de 2023 do seu evento Portas Abertas.

Esta edição, que irá decorrer no dia 31 de janeiro, entre as 14h30 e as 16h30, é dedicada aos profissionais de orientação e/ou técnicos cuja atividade se centra no acompanhamento e apoio à definição do percurso escolar/profissional de jovens e adultos.

Se é profissional nestas áreas, venha conhecer as mais-valias da formação profissional para um futuro de sucesso.

Para confirmar a presença, preencha este breve formulário. Esperamos por si!

Competências-chave
06-01-2023

Competências-chave para a Construção do século XXI

Numa fase de crescimento da Construção, o sucesso das empresas do setor depende das competências dos seus profissionais. Por esta razão, acreditamos que o envolvimento das empresas tem uma importância estratégica para a redefinição de novas competências a desenvolver na formação.

O CICCOPN e o CENFIC, os Centros de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte e do Sul, respetivamente, têm a missão de efetuar a revisão das qualificações/competências a incluir na formação para o setor da Construção Civil.

Para que esta revisão vá ao encontro das necessidades e pretensões das empresas, as duas entidades estão a realizar um estudo de âmbito nacional, para identificar as competências que as empresas consideram relevantes para o trabalho que desenvolvem.

No dia 18 de janeiro de 2023, às 17h00, o CICCOPN e o CENFIC, junto com a AICCOPN, e a ANQEP, IP, vão realizar um webinário, visando a apresentação do trabalho em curso e o debate da importância deste para o panorama futuro das competências profissionais para o setor da Construção.

A sua opinião é muito importante, por isso, contamos consigo neste webinário.

Faça aqui a sua inscrição. Até lá!

Portugal Suiça
03-01-2023

Projeto Portugal-Suíça – edição 2023

Como vem sendo habitual nos últimos anos, janeiro marca o arranque de mais uma edição do projeto Portugal-Suíça, no âmbito do qual o CICCOPN dá formação a portugueses que trabalham no setor da Construção naquele país do centro da Europa.

Este projeto – que celebrou três décadas de existência em 2022 – resulta de um protocolo estabelecido entre a Sociedade Suíça dos Empresários (SSE), de Zurique, o Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Em 2023, o curso terá duas turmas, num total de 38 participantes, que irão aperfeiçoar as competências nas especialidades de alvenarias, cofragens e armaduras, e de canalizações e entivações, num total de 320 horas de formação. Nos diversos trabalhos práticos serão utilizados materiais provenientes da Suíça.

No final da formação, estes trabalhadores passam a ser considerados qualificados, o que lhes proporciona uma evolução na carreira profissional.

À semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, espera-se que este curso seja uma mais-valia para todos os participantes.

Portugal Suiça Portugal Suiça

Formação Santo Tirso
06-12-2022

CICCOPN forma técnicos/as preparadores/as de obra em Santo Tirso

Teve início, no dia 28 de novembro, a segunda edição do curso de Técnico/a Preparador(a) de Obra – CAD e modelação BIM, nas instalações da Fábrica de Santo Thyrso. Esta formação resulta de um projeto nascido para dar resposta às necessidades do mercado de trabalho, em sinergia com empresas e entidades locais.

Ao CICCOPN, associam-se o município de Santo Tirso, que cedeu as instalações para a realização da formação na antiga Fábrica de Santo Thyrso, o Centro de Emprego de Santo Tirso, que auxilia e direciona os formandos atualmente desempregados, e a Garcia Garcia, empresa especializada na área de projeto e construção de edifícios. Nesta segunda edição, associam-se ainda ao projeto as empresas de construção Gabriel Couto e Casais.

A propósito do arranque desta segunda edição do curso, marcada por uma cerimónia oficial que ocorreu no dia 29 de novembro, Rui Valente, Diretor do CICCOPN, revelou que o objetivo do Centro é “a promoção da formação profissional para o setor”.

“Há uma necessidade muito grande, neste momento, de trabalhadores qualificados para a Construção Civil. A AICCOPN fala de um número que rondará os 80 000, por isso, o CICCOPN tem um desafio muito grande, que é encontrar parcerias para, de uma forma célere, fazermos uma formação para o mercado de trabalho", explicou.

“Pretende-se que quem frequente estas formações adquira as qualificações para um posto de trabalho, com a mais-valia da ligação ao mercado de trabalho, fazendo com que quem termine o curso tenha a sua empregabilidade quase garantida", salientou Rui Valente.

Sílvia Tavares, vereadora com o pelouro da educação da Câmara de Santo Tirso, reforçou a ideia de que "estas formações são muito importantes para o território, dado que o município tem a preocupação de adaptar a oferta educativa e formativa às necessidades do território, no que diz respeito à empregabilidade".

"Muitos destes formandos já têm formação base noutras áreas, mas sentiram a necessidade de uma requalificação profissional, para que possam ter um melhor acesso à empregabilidade. O CICCOPN, desde a primeira hora, disse que estava presente para nos ajudar a formar as pessoas", sublinhou a vereadora.

Por seu lado, Isabel Cruz, Diretora do Centro de Emprego de Santo Tirso, frisou que o Centro de Emprego “assume um forte papel, estando presente sempre que surgem oportunidades de criar emprego ou de dar ferramentas às pessoas que as ajudem a potenciar a entrada no mercado de trabalho. Neste caso, vamos buscar a área de conhecimento para dotar os nossos desempregados de competências que permitam satisfazer as necessidades dos empresários”.

Por fim, Luís Vilaça, da empresa Garcia Garcia, afirmou que “pela pouca mão de obra qualificada existente em Portugal, este tipo de cursos auxilia, não só à captação de jovens, mas também à requalificação de pessoas com baixa empregabilidade".

Formação Santo Tirso Formação Santo Tirso Formação Santo Tirso

Formação Arouca
06-12-2022

CICCOPN promove formação profissional em Arouca

O CICCOPN iniciou um curso de Eletricista de Instalações, que vai decorrer nas instalações da empresa A. Pimenta, em Arouca. O curso integra um ciclo de formações em diversas áreas relacionadas com o setor da Construção, na sequência do levantamento de necessidades efetuado junto de empresas locais.

O projeto resulta de uma iniciativa que envolve o município de Arouca, o CICCOPN, o Serviço de Emprego de S. João da Madeira e empresas de construção sedeadas no concelho de Arouca, e visa dar resposta à necessidade de trabalhadores qualificados para o setor naquela região.

As saídas profissionais identificadas como mais prementes foram Eletricista de Instalações, Serralheiro Civil, Carpinteiro de Limpos e Medidor Orçamentista. Os cursos são de média duração, com cerca de 500 horas, e têm um cariz essencialmente tecnológico e prático, visando facilitar a integração célere no mercado de trabalho. A formação decorre em ambiente empresarial.

Este é mais um exemplo da preocupação do CICCOPN em adaptar a formação que ministra às reais necessidades do mercado de trabalho.

Formação Arouca Formação Arouca Formação Arouca

Quinta às Cinco
28-11-2022

Webinário “Reabilitação de estruturas de betão armado do início do século XX”

O nosso webinário da semana passada abordou o tema da reabilitação, tão atual num momento em que esta vertente da construção está em forte crescimento. Se não pôde assistir ao evento em direto, pode ver aqui o vídeo e aqui a apresentação da formadora.

Este foi o último webinário deste ano, mas o Quinta às Cinco vai trabalhar para lhe trazer novidades em 2023. Até lá, aproveitamos para lhe desejar umas Festas Felizes!

Erasmus+
22-11-2022

Formandos do CICCOPN participam em mobilidade Erasmus+

Têm como destino as cidades francesas de Trappes e Lons-le-Saunier, como participantes no programa Erasmus+, que lhes permite a realização de um estágio fora de portas.

O CICCOPN enviou doze formandos para duas cidades francesas, integrados no projeto InForCIC (Internacionalizar a Formação no CICCOPN), do programa europeu Erasmus+, um programa que possibilita estágios fora de Portugal para jovens que frequentam o ensino e a formação profissionais. No caso do CICCOPN, os formandos foram para Trappes, a cerca de vinte quilómetros de Paris, e para Lons-le-Saunier, junto à fronteira com a Suíça.

Considerando a barreira linguística, o CICCOPN preparou previamente os jovens, realizando sessões de formação em língua francesa, que abordaram alguns pontos básicos, fundamentais para os jovens poderem estabelecer diálogos simples em situações do dia a dia durante o estágio.

Os formandos seguiram em três grupos, sendo sempre acompanhados, nos primeiros dias, por um técnico do CICCOPN.

O projeto terminará em meados de dezembro. Aguardamos com espectativa a chegada dos formandos para conhecermos as suas experiências, quer na vertente profissional do programa, quer na pessoal.

Programas como este são uma excelente oportunidade para os jovens conhecerem realidades diferentes, que muito os enriquecem.

Erasmus+ Erasmus+ Erasmus+

Quinta às Cinco
18-11-2022

Webinário “Reabilitação de estruturas de betão armado do início do século XX”

O último webinário de 2022 chega já no próximo dia 24. Esmeralda Paupério fala-nos da reabilitação de estruturas de betão do início do século passado e aborda algumas particularidades construtivas de alguns edifícios do Porto dessa época. Este é um tema muito atual, num momento em que o setor da Construção está em crescimento, com uma forte aposta precisamente nos projetos de reabilitação.

Já sabe que lhe guardamos um lugar – inscreva-se aqui.

Até lá!

Entrevista TSF
15-11-2022

CICCOPN em entrevista na TSF

A rádio TSF transmitiu esta manhã uma entrevista a Rui Valente, o Diretor do CICCOPN, no âmbito do programa “Um Minuto a E.voluir”, que divulga projetos de qualificação apoiados pelo Programa Operacional Capital Humano e pela União Europeia.

A entrevista foi uma boa oportunidade para dar a conhecer as mais-valias da formação profissional e as excelentes perspetivas de empregabilidade do setor da Construção.

Ouça o programa aqui.

Quinta às Cinco
14-11-2022

Webinário “Marketing para negócios locais”

O nosso webinário da semana passada falou sobre o marketing digital e sobre como ele se aplica aos negócios locais, um tema muito importante, sobretudo para quem gere pequenas empresas de âmbito regional. Se não pôde assistir ao evento em direto, pode ver aqui o vídeo e aqui a apresentação da formadora.

No próximo dia 24 de novembro, teremos connosco Esmeralda Paupério, para nos falar da reabilitação de estruturas de betão armado do início do século XX. Atendendo à grande atualidade do tema, sabemos que vai querer participar.

Até breve!

IPDJ
10-11-2022

IPDJ visita o CICCOPN, para promover a educação para a saúde pela música

No âmbito de uma candidatura ao programa “Cuida-te+”, do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), 30 jovens do CICCOPN tiveram a oportunidade de participar numa ação para promover a educação para a saúde pela música.

A execução desta ação, em nome do IPDJ, foi assegurada pela “Sol sem Fronteiras” (Solsef), uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento. Foi um despertar de consciências para uma lista de necessidades, sentimentos e emoções, utilizando também uma diversidade de instrumentos musicais.

Nestas apresentações, os formandos são sempre convidados a refletir sobre situações do seu dia a dia e são motivados a pedir ajuda sempre que necessitem. Os formandos que participaram na iniciativa mostraram-se muito satisfeitos.

IPDJ IPDJ IPDJ

Quinta às Cinco
04-11-2022

Webinário “Marketing para negócios locais”

Os negócios de dimensão local podem enfrentar dificuldades específicas, tendo em conta a pequena dimensão. No entanto, a proximidade geográfica que esses negócios têm relativamente aos seus clientes pode ser uma vantagem competitiva. No próximo dia 10 de novembro, Sónia Ayres fala-nos da importância do marketing digital para os negócios locais e apresenta algumas ferramentas e estratégias simples para ajudar as empresas a destacar-se.

Achamos que este tema pode interessar-lhe, por isso temos um lugar à sua espera – inscreva-se aqui.

Até lá!

Quinta às Cinco
28-10-2022

Webinário “Riscos tecnológicos”

A intervenção humana nas mais variadas áreas explica o crescente número de ocorrências de acidentes tecnológicos nos últimos anos. O nosso último webinário focou esse tipo de ocorrências e desenvolveu as atitudes que podem ajudar a evitá-los. Se não pôde assistir ao evento em direto, pode ver aqui o vídeo e aqui a apresentação do formador.

No dia 10 de novembro, falaremos de marketing para negócios locais, um tema muito atual e que certamente será do interesse de quem nos acompanha habitualmente. Já sabe que contamos consigo.

Até breve!

Quinta às Cinco
21-10-2022

Webinário “Riscos tecnológicos”

Todos conhecemos a importância da tecnologia no nosso dia a dia e é fácil prever que ela será cada vez mais importante. Mas a tecnologia traz riscos e impactos menos bons para a vida de todos nós. No próximo dia 27 de outubro, Miguel Sousa aborda este tema tão atual, destacando os avanços tecnológicos atuais e falando dos riscos que deles decorrem e da sua interação com os demais riscos coletivos.

Para garantir o lugar que já lhe reservámos, inscreva-se aqui.

Até lá!

IPDJ Saúde Mental Juvenil
18-10-2022

IPDJ fala com formandos do CICCOPN sobre saúde mental juvenil

O CICCOPN recebeu duas técnicas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para uma manhã de esclarecimento sobre saúde mental e comportamentos aditivos nos jovens. Estes comportamentos são fenómenos de caráter impulsivo‐compulsivo em relação a diferentes atividades ou condutas. Os mais frequentes entre os jovens são o consumo de substâncias psicoativas – como o álcool, o tabaco e a canábis, por exemplo – e comportamentos aditivos sem substância, como é o caso do jogo e do uso da internet.

Estes fenómenos envolvem a procura de prazer, mas implicam simultaneamente diversas consequências negativas, estando muitas vezes associados a danos físicos, sociais ou mentais para o próprio ou para terceiros (familiares, amigos, colegas).

Entre os comportamentos aditivos sem substância mais comuns encontra-se o jogo, um conceito no qual se englobam dois fenómenos com caraterísticas distintas: o gambling   (apostas ou jogo a dinheiro) e o gaming   (que envolve a interatividade, como é o caso dos videojogos).

Estes fenómenos, aparentemente inofensivos, podem adquirir, em determinadas circunstâncias, caraterísticas idênticas em termos de dependência. Tal como acontece na dependência com substâncias, as pessoas com adições sem substância podem experimentar um profundo mal-estar emocional (tristeza, insónia, irritabilidade, inquietação psicomotora, etc.) quando não praticam determinado comportamento. À medida que o processo de adição avança, os comportamentos tornam-se automáticos e intensificam-se, sendo ativados por emoções e impulsos e envolvendo um escasso controlo cognitivo.

Apresentações deste tipo são importantes para levar os jovens a refletir sobre a própria situação e ajudá-los a manter-se alerta e a pedir ajuda atempadamente.

IPDJ Saúde Mental Juvenil IPDJ Saúde Mental Juvenil IPDJ Saúde Mental Juvenil

Quinta às Cinco
17-10-2022

Webinário “Sinalização de segurança e saúde”

O nosso último webinário, com um tema ligado à segurança, atraiu a atenção de várias centenas de pessoas, interessadas em saber mais sobre como sinalizar os diversos locais, tendo em mente a segurança de quem os utiliza. Se não assistiu ao evento em direto, disponibilizamos o vídeo aqui.

No dia 27 deste mês, Miguel Sousa traz-nos um tema que não podia ser mais atual: os avanços tecnológicos e os riscos que acarretam. Acreditamos que é um tema que lhe interessa, por isso contamos consigo.

Até breve!

Concreta
11-10-2022

Concreta volta à Exponor – e o CICCOPN vai lá estar

A Concreta – Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia está de regresso à Exponor, no Porto, para a sua 30ª edição, que decorre de 13 a 16 de outubro. A primeira grande novidade é o ciclo de conferências “Na Primeira Pessoa”, no qual arquitetos, engenheiros e designers são convidados a dar uma palestra de 30 minutos sobre um projeto em nome próprio.

Sob o tema da Economia Circular, a 30ª edição da Concreta volta a promover as novas tendências nas áreas de construção, arquitetura, design e engenharia do futuro, no contexto nacional e internacional, apresentando novidades técnicas e tecnológicas, novas soluções e novos materiais.

Em simultâneo, irá decorrer a Elétrica– Exposição de Material Elétrico e Eletrónica, dirigida aos profissionais de ambas as áreas, uma exposição que apresenta as últimas novidades e soluções para uma adequação ao mercado e às exigências de sustentabilidade. Este setor é um dos que mais reflete o aumento da construção em Portugal, tanto no mercado da reabilitação, como da construção nova.

O CICCOPN estará presente neste evento, para divulgar a instituição e a oferta formativa para 2022/2023.

Se pretender visitar a Feira, poderá, até ao dia 12 de outubro, obter um convite gratuito, bastando seguir esta hiperligação.

Vemo-nos por lá.

Quinta às Cinco
06-10-2022

Webinário “Sinalização de segurança e saúde”

Outubro marca o regresso do Quinta às Cinco. No dia 13, Sérgio Mendes fala-nos da sinalização de segurança e saúde usada em edifícios, apresentando alguns dos pictogramas mais usados para a proteção de pessoas e bens e para a segurança contra incêndio. A regulamentação legal que serve de apoio a esta temática também não é esquecida. Tudo isto através de uma visita virtual a diferentes ambientes.

Já sabe que lhe guardamos um lugar, basta que se inscreva aqui.

Até lá!

Quinta às Cinco
28-09-2022

Quinta às Cinco regressa com novos webinários

No último trimestre deste ano, voltamos aos nossos webinários, para abordarmos temas que consideramos do interesse de quem nos acompanha.

Os últimos quatro eventos de 2022 decorrem nos meses de outubro e novembro e irão encerrar mais um ciclo de webinários.

Conheça aqui os temas que estamos a preparar para si.

Vida Ativa
23-09-2022

Formação de Operadores de Equipamentos – Vida Ativa

No cumprimento das parcerias com as empresas Casais, Mota-Engil e Teixeira Duarte, terminou no dia 15 de setembro a componente tecnológica do curso de Operadores de Equipamentos. Esta formação, enquadrada na medida Vida Ativa, decorreu em Marecos, Penafiel.

Os formandos seguem para a componente de formação prática em contexto de trabalho, com a duração de 3 meses, nas empresas que participam neste projeto. O recrutamento e a seleção dos desempregados ficaram a cargo do Centro de Emprego de Penafiel.

Uma parceria de sucesso para qualificação de desempregados para o setor da Construção.

Vida Ativa Vida Ativa

Mobilidade Erasmus+
22-09-2022

CICCOPN recebe participantes em projeto Erasmus+

Um grupo de 8 italianos (7 formandos e 1 formadora), oriundos da Scuola Edile Piacenza, estão de visita ao CICCOPN, no âmbito de uma mobilidade Erasmus+ do projeto “TECNICO PER IL RINNOVAMENTO ECOLOGICO E NATURALE DEL COSTRUITO IN AMBIENTE BIM CON SOLUZIONI VALUE CHAIN”.

O grupo, composto por arquitetos e técnicos de obra, estará pelo CICCOPN de 21 a 23 de setembro.

O dia 21 é de formação, que incidirá sobre a utilização do BIM na construção e sobre a sustentabilidade das construções, com o enfoque nas coberturas verdes.

Os restantes dias serão dedicados a visitas de estudo, uma delas ao terminal de cruzeiros de Leixões, obra realizada utilizando a metodologia BIM, e a outra às instalações da SONAE, que possui uma cultura ligada aos processos sustentáveis aplicados à cobertura verde que possui nas suas instalações.

Este é mais um exemplo da abordagem do CICCOPN para alargar as fronteiras da sua formação.

Mobilidade Erasmus+ Mobilidade Erasmus+ Mobilidade Erasmus+

Skills Portugal
21-09-2022

Plano de investimentos – concursos públicos

O CICCOPN lançou seis concursos públicos com base na Carta de Compromisso assinada entre o CICCOPN e o IEFP,IP em 27 de dezembro de 2021, que estabelece as condições para a realização, operacionalização e monitorização do plano de investimentos, com vista à modernização da oferta formativa, requalificação e reequipamento das instalações, no âmbito da Componente 6, ”Qualificação e Competências”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Assim, neste âmbito, foram abertos os seguintes concursos:

Equipamento Informático e Audiovisual
https://dre.pt/dre/detalhe/anuncio-procedimento/11611-2022-201054662

Máquinas e Equipamentos de Construção Civil
https://dre.pt/dre/detalhe/anuncio-procedimento/11836-2022-201275192

Equipamento de Laboratório de Geotecnia e Materiais de Construção
https://dre.pt/dre/detalhe/anuncio-procedimento/11832-2022-201276024

Equipamentos de Oficinas
https://dre.pt/dre/detalhe/anuncio-procedimento/11869-2022-201276066

Aquisição de Equipamentos ITED e ITUR
https://dre.pt/dre/detalhe/anuncio-procedimento/12010-2022-201394387

Equipamento de Soldadura e Ventilação
https://dre.pt/dre/detalhe/anuncio-procedimento/12179-2022-201517697

Skills Portugal
16-09-2022

Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortugal Portimão 2023

Vai decorrer no próximo dia 20 de setembro, no CICCOPN, a preparação para a prova de seleção do SkillsPortugal Portimão 2023, na área de Eletricidade. A prova será disputada entre dois formandos do curso de Técnico/a de Instalações Elétricas, o Luís Alves, do 2º ano, e o André Gonçalves, do 3º.

O vencedor desta prova irá representar o CICCOPN nas eliminatórias regionais, procurando garantir o acesso à fase final do 45º Campeonato Nacional das Profissões, que decorre de 7 a 12 de março, na Arena de Portimão. O tema será “As Profissões e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e o evento contará com cerca de 400 jovens altamente qualificados, que vão competir em 56 profissões.

O SkillsPortugal Portimão 2023 tem como principal objetivo sensibilizar jovens, famílias, empresas e outras entidades empregadoras, bem como os cidadãos em geral, para a importância da qualificação profissional de excelência como grande promotora da empregabilidade e como força motriz de produtividade e do crescimento económico.

Acelerador Qualifica
09-08-2022

Acelerador Qualifica – o que é?

O Acelerador Qualifica é um incentivo monetário atribuído aos adultos elegíveis que concluam uma qualificação escolar ou profissional através de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Esta medida visa incentivar o regresso dos adultos a processos de aprendizagem ao longo da vida que contribuam para a obtenção de uma qualificação escolar ou profissional.

Para saber se pode candidatar-se a esta medida, contacte o Centro Qualifica do CICCOPN, através do endereço eletrónico centro.qualifica@ciccopn.pt ou do número de WhatsApp 910380133.

Recrutamento
05-08-2022

Estamos a recrutar!

Estamos à procura de especialistas em algumas áreas da Construção, para apoio à nossa formação.

Procuramos encarregados/as e/ou chefes de equipa nas seguintes áreas: Betão e alvenarias (com conhecimentos de cofragens, armação de ferro, alvenarias e rebocos, além de experiência profissional na área da Construção) e Acabamentos (com conhecimentos de pintura, gesso cartonado, estuques e ladrilhagem e ainda experiência profissional na área da Construção).

Estamos também interessados em formadores/as externos/as para trabalhar com gruas-torres, que possuam as seguintes caraterísticas: conhecimentos de operação de gruas-torres, experiência profissional na operação de gruas-torres e equipamentos de elevação, certificado de competências pedagógicas (antigo CAP) e formação específica de grua-torre.

Se tem as caraterísticas que procuramos para alguma destas áreas e tem interesse em juntar-se à nossa equipa, envie o seu Curriculum Vitae para rh@ciccopn.pt.

Estamos à sua espera!

Acesso ao Ensino Superior
29-07-2022

Acesso ao ensino superior – alunos de cursos profissionais têm condições especiais

Muitos jovens que frequentam o ensino profissional têm dúvidas sobre se podem ou não prosseguir estudos a nível superior no final da formação e, em caso afirmativo, em que moldes podem fazê-lo.

Recentemente, foram aprovadas medidas específicas destinadas aos alunos dos cursos profissionais. Com a publicação do Decreto-lei nº 11/2020, de 2 de abril, os jovens que completem o nível secundário de educação numa instituição de ensino profissional passaram a ter condições especiais para acesso ao ensino superior, nomeadamente a possibilidade de seguirem uma via alternativa ao Concurso Nacional de Acesso.

Essa via prevê a criação de concursos especiais para estes estudantes, como forma de reequilibrar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior, uma vez que, se fossem sujeitos ao concurso nacional, os estudantes dos cursos profissionais acabariam por ser avaliados em matérias que não tinham feito parte do seu percurso de estudos. Segundo o Decreto-lei, estes estudantes farão exames nas próprias instituições de ensino superior, para avaliar se dispõem dos conhecimentos e competências considerados indispensáveis para acesso ao ciclo de estudos a que se candidatam. Desta forma, procura-se, nas palavras do próprio diploma legal, “a valorização da especificidade e identidade do ensino profissional”.

Em 2017-2018, foram 4500 os estudantes das vias profissionalizantes que prosseguiram estudos superiores e, já nessa altura, o Governo estabeleceu como meta para 2023 garantir o acesso ao ensino superior por parte de 40% dos estudantes do ensino profissional, uma meta que implica duplicar aquele número.

A candidatura para os jovens interessados tem âmbito nacional e é efetuada no sítio de internet da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Quanto às vagas, o número depende diretamente de cada instituição de ensino aderente e serão abertas nas áreas já existentes e definidas pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Este é, sem dúvida, um passo muito importante no sentido de aumentar o valor e a relevância do ensino profissional no panorama global da educação em Portugal.

Skills Portugal
25-07-2022

Entrega dos prémios SkillsPortugal Digital 2022

Realiza-se hoje, em Portimão, a sessão de entrega dos prémios relativos ao concurso SkillsPortugal Digital 2022, a par do lançamento do SkillsPortugal Portimão 2023, a realizar já em formato presencial.

Na versão de 2022, o CICCOPN teve três premiados: Francisco Portela, que obteve o bronze em Domótica, Ahmad Kalthoum, que conseguiu a prata em CAD Construção Civil/BIM, e Margarida Ferreira, que conquistou o ouro na área do Marketing Digital/E-commerce.

Mais uma vez, muitos parabéns aos vencedores do CICCOPN!

Skills Portugal Skills Portugal Skills Portugal

Portas abertas
19-07-2022

CICCOPN Portas Abertas 2022 – 2ª edição

O sucesso da primeira edição do CICCOPN Portas Abertas leva-nos a realizar uma segunda edição, a pensar nos jovens que ainda pretendam reformular o percurso escolar e profissional em 2022 e em todos quantos queiram apostar na formação ao longo da vida.

De 8 a 10 de setembro (quinta a sábado, em horários distintos), iremos organizar visitas presenciais para apresentar a oferta formativa, os espaços de formação e as excelentes perspetivas de futuro para quem escolhe a via profissional para se qualificar e ter acesso ao mercado de trabalho.

Marque a sua visita aqui, estamos à sua espera!

Programa Erasmus +
19-07-2022

Programa Erasmus+ para jovens do CICCOPN

Estão a decorrer as candidaturas a mobilidades Erasmus+, destinadas aos jovens que frequentam os cursos de Aprendizagem e Educação e Formação para Jovens no CICCOPN. Através deste programa, os formandos e formandas do Centro poderão candidatar-se a um período de estágio de 30 dias num país da União Europeia, onde irão complementar as aprendizagens obtidas em contexto formativo.

A mobilidade na formação é uma aposta forte do CICCOPN para melhorar e diversificar as competências e a qualificação, visando uma melhor integração no mercado de trabalho.

Protocolo Cooperação Alojamento
12-07-2022

Casais, Mota-Engil e Teixeira Duarte unem-se ao CICCOPN para apoiar formação no setor da Construção

No passado dia 28 de junho, foi apresentado publicamente o protocolo assinado entre o CICCOPN e as empresas Casais, Mota-Engil e Teixeira Duarte, para a instalação, em comodato gratuito, de contentores dormitórios nas instalações do Centro, destinados a alojar formandos provenientes dos PALOP.

Este acordo pioneiro facilita a disponibilização de alojamento destinado a jovens provenientes dos PALOP, num momento em que o setor precisa de 80 mil trabalhadores.

A cerimónia oficial decorreu nas instalações do CICCOPN, na Maia, tendo contado com a presença, entre outros, de António Carlos Rodrigues (CEO da Casais), Manuel Teixeira Duarte (Presidente da Teixeira Duarte), Miguel Boavida (Administrador da Mota-Engil), Manuel Reis Campos (Presidente da AICCOPN), Rui Valente (Diretor do CICCOPN), Carla Alexandra Vale (Delegada Regional do Norte do IEFP) e Paulo Ramalho (Vereador da Câmara Municipal da Maia e Deputado da Assembleia da República).

Num momento em que o setor carece de aproximadamente 80 mil trabalhadores qualificados, três das maiores empresas nacionais, todas elas presentes no continente africano, unem esforços, pela primeira vez, para captar mais jovens para a área da Construção. O compromisso agora firmado prevê o fornecimento de contentores dormitórios, para incrementar a capacidade de alojamento do Centro, assim como o acolhimento dos formandos nas empresas para a formação prática em contexto de trabalho.

Desde 2021, o CICCOPN já recebeu cerca de 120 jovens dos PALOP, na sua maioria vindos de São Tomé e Príncipe. A partir de setembro de 2022, são esperados jovens oriundos de Moçambique, para os quais a instalação destes dormitórios será também muito importante. As formações frequentadas pelos jovens têm a duração de dois anos e meio e, no final, conferem a equivalência ao 12.º ano português e uma qualificação profissional nas respetivas áreas de formação (Eletricidade, Técnico/a de laboratório, Informática, entre outros).

Rui Valente, Diretor do CICCOPN, deu conta de que “é expectável que cheguem mais jovens ao longo dos meses. Prevemos, entre setembro e outubro, iniciar mais ações de formação com mais jovens, quer de São Tomé, quer de Moçambique. Há uma intenção de promover a qualificação profissional para o setor da Construção Civil através destes jovens, que vêm para Portugal e que podem ficar no mercado de trabalho português”.

Por seu lado, Manuel Reis Campos, presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), recordou que o setor da Construção Civil necessita de 80 mil trabalhadores, lamentando que estejam cerca de 26 mil desempregados deste segmento com registo nos centros de emprego "e que não estão a ingressar na atividade".

Já António Carlos Rodrigues, CEO da Casais, revelou que “quando se fala nos quase 200 000 formandos que já passaram pelo CICCOPN, é necessário multiplicar o número ‘por dez’ porque, na verdade, todos os trabalhadores que saíram desta escola foram para o contexto de trabalho e formaram outros tantos trabalhadores”.

Manuel Teixeira Duarte, Presidente da Teixeira Duarte, acrescentou que “o protocolo é muito relevante porque acreditamos que o futuro passa pela melhoria das condições dos trabalhadores do setor da Construção Civil. Se queremos aumentar o rendimento, temos de aumentar as qualificações e as competências”

Por fim, Miguel Boavida, Administrador da Mota-Engil, explicou que “a importância deste protocolo é, de facto, podermos elaborar um número infindável de créditos reconhecidos na formação de jovens dos PALOP, mas que são formados em Portugal, para trabalhar em Portugal”.

Em 2021, quando o CICCOPN completou 40 anos de existência, foram ministradas ações de formação a cerca de 11 mil pessoas, entre cursos com equivalência ao 12.º ano, de reconversão e de atualização de conhecimentos.

Veja aqui as fotos do evento.

Quinta às Cinco
07-07-2022

Webinário “Acessibilidade para tod@s”

Aproxima-se a data do último webinário Quinta às Cinco antes de férias. No dia 14 de julho, o tema não poderia ser mais atual: a acessibilidade para todos e todas. Numa altura em que tanto se fala de igualdade para todas as pessoas, este webinário procura sensibilizar para a importância do cumprimento das disposições legais no âmbito das normas técnicas de acessibilidade e destaca algumas disposições cuja concretização contribui para a existência de percursos e espaços acessíveis a todas as pessoas, independentemente das limitações.

Como é hábito, temos um lugar para si, basta que se inscreva aqui.

Até lá!

Quinta às Cinco
04-07-2022

Webinário “Segurança – equipamentos de trabalho”

O nosso webinário sobre segurança nos equipamentos de trabalho teve quase oito centenas de inscrições, o que mostra que a segurança é um tema sempre atual.

Se não conseguiu assistir ao evento em direto, pode ver a gravação aqui e pode também ver a apresentação da oradora aqui.

O próximo webinário – último antes de o Quinta às Cinco ir de férias – chega no dia 14 de julho e aborda a temática da acessibilidade para todos. Já sabe que contamos com a sua presença.

Até lá!

Protocolo Cooperação Alojamento
29-06-2022

CICCOPN, Casais, Mota-Engil e Teixeira Duarte juntos pela formação na Construção

No dia 28 de junho, o CICCOPN fez a apresentação pública do protocolo de cooperação com três empresas de referência do setor da Construção – Casais, Mota-Engil e Teixeira Duarte – que visa contribuir para a valorização pessoal e profissional de formandos oriundos dos PALOP, procurando assim aumentar a capacidade de resposta de formação profissional para o setor.

A sessão decorreu no Auditório do CICCOPN e contou com a presença de diversas individualidades, nomeadamente dirigentes das três empresas de Construção, a delegada regional do IEFP, IP e o presidente da AICCOPN.

Este protocolo permite aumentar a capacidade de resposta de formação do CICCOPN, dirigida à qualificação profissional de jovens, em estreita articulação com as empresas. Contempla uma vertente de operacionalização de formação prática em contexto de trabalho (vulgarmente designado “estágio”), prevendo que os formandos dos PALOP possam ser acolhidos por estas empresas, para conclusão das partes teórica e tecnológica, com o devido aproveitamento. Por outro lado, a cedência gratuita, por parte das empresas envolvidas, de contentores dormitórios permitirá aumentar a capacidade de alojamento do CICCOPN.

Esta é mais uma forma de as empresas da Construção contribuírem para o desenvolvimento das condições para a qualificação de jovens profissionais, num setor que vive uma forte crise de escassez de mão de obra qualificada.

Protocolo de Cooperação Alojamento Protocolo de Cooperação Alojamento

CICCOPN 40 anos
29-06-2022

Comemorações dos 40 anos encerram com assinatura de protocolo

Na sessão de encerramento das comemorações dos 40 anos do CICCOPN, realizada no Auditório do Centro no dia 28 de junho, foi assinado um protocolo de colaboração entre o CICCOPN, o Centro de Emprego de Vila Nova de Famalicão e as Construções Gabriel A. S. Couto.

Este entendimento visa incentivar a formação de trabalhadores qualificados, como forma de responder especificamente às necessidades das empresas de Construção Civil da sub-região do Ave.

O protocolo de colaboração reflete a aposta, por parte dos outorgantes, no desenvolvimento da formação profissional para a Construção Civil, visando o aumento da produtividade e da competitividade e o crescimento sustentável do setor, através da qualificação profissional de desempregados inscritos no IEFP, IP.

Dos discursos ouvidos, ressalta um denominador comum: a excelência do trabalho realizado ao longo das últimas quatro décadas e a certeza de que o rumo traçado irá prosseguir, reforçando a aposta na qualificação, reconversão e atualização de profissionais para o setor.

Na sessão de encerramento, foi entregue aos convidados uma peça alusiva aos 40 anos da instituição, em betão, madeira e aço, com design de Né Santelmo e execução dos formadores do CICCOPN Fernando Ferreira e Sérgio Medas. A peça simboliza as interações existentes no setor da Construção, através dos materiais escolhidos, e a sua forma cúbica pretende representar a solidez do CICCOPN.

CICCOPN 40 anos CICCOPN 40 anos

Seminário BIM
29-06-2022

Seminário “Soluções para BIM acessíveis”

Seja em Arquitetura, Engenharia ou Construção, o BIM (Building Information Modeling) é cada vez mais uma realidade que se reveste de importantes mais-valias para todos os técnicos envolvidos no projeto.

No dia 5 de julho, o CICCOPN acolhe o seminário “Soluções para BIM acessíveis”, durante o qual Eduardo Cursino e João Noronha, da TechData, abordarão as diversas potencialidades desta tecnologia para diferentes áreas de atividade.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória. Pode consultar o programa aqui e fazer a inscrição aqui.

Quinta às Cinco
22-06-2022

Webinário “Segurança – equipamentos de trabalho”

O trabalho com máquinas e equipamentos de trabalho está na origem de inúmeros acidentes de trabalho, pelo que este é um tema sempre atual.

No dia 30 de junho, Ana Martins, inspetora da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), explica-nos os desafios diários que se colocam aos fabricantes de máquinas e equipamentos e às entidades empregadoras, para garantir que o trabalho decorre em segurança, e fala-nos também das exigências colocadas a todos os envolvidos pelas Diretivas europeias Máquinas e Equipamentos de Trabalho.

Já sabe que temos um lugar para si, basta que se inscreva aqui. Até lá!

CICCOPN Portas Abertas
14-06-2022

1ª edição presencial do CICCOPN Portas Abertas

Decorreu, nos dias 8 e 9 de junho, o CICCOPN Portas Abertas. Este evento, realizado em modo presencial, serviu para divulgarmos a nossa oferta formativa para os jovens que pretendem concluir o 9º ou o 12º ano de escolaridade pela via profissional, ao mesmo tempo que obtêm uma qualificação profissional. Foi uma excelente oportunidade para os visitantes conhecerem as nossas instalações e saberem mais sobre as diversas profissões do setor da Construção.

De entre os visitantes, contaram-se jovens, encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais, que, no final da visita, avaliaram de forma muito positiva a experiência vivida durante o evento, bem como o nível de esclarecimento obtido sobre as profissões da Construção. Todos responderam que recomendariam o CICCOPN como entidade formadora.

Pela nossa parte, foi uma enorme satisfação receber potenciais formandos/as e os seus orientadores profissionais ou encarregados de educação, e mostrar-lhes como se trabalha no CICCOPN.

Dos jovens que nos visitaram e pretendiam um curso de nível 2, todos escolheram o de “Eletricista de instalações”. Quanto aos que procuravam um curso de nível 4, as opiniões dividiram-se, como mostra o gráfico seguinte:

Portas Abertas 2022 Portas Abertas 2022 Portas Abertas 2022 Portas Abertas 2022 Portas Abertas 2022

Quinta às Cinco
13-06-2022

Webinário “Reabilitação de edifícios”

O nosso último webinário, “Reabilitação de edifícios”, despertou grande interesse em quem nos acompanha, mostrando a relevância do tema.

Se não pôde assistir ao evento, pode ver a gravação aqui e pode também ver a apresentação do orador aqui.

O próximo webinário chega no dia 30 de junho e aborda a temática da segurança dos equipamentos de trabalho. Já sabe que contamos com a sua presença.

Até lá!

CICCOPN Portas Abertas
06-06-2022

CICCOPN Portas Abertas – 8 e 9 de junho

É já na quarta e na quinta-feira desta semana, dias 8 e 9 de junho, que o CICCOPN organiza um evento presencial para divulgação da sua oferta formativa. Durante uma visita guiada às instalações do Centro, os jovens, encarregados de educação, professores, orientadores vocacionais e outros visitantes poderão ficar a saber mais sobre o CICCOPN e as excelentes perspetivas de empregabilidade para quem segue a via profissional.

Diga-nos aqui qual o dia e hora que prefere, para que possamos organizar a visita.

Estamos à sua espera, venha conhecer-nos!

Quinta às Cinco
03-06-2022

Webinário “Reabilitação de edifícios”

A reabilitação urbana é uma questão complexa, sobretudo em centros históricos de cidades como o Porto, onde os equipamentos reabilitados podem retomar a sua utilização tradicional ou receber uma nova. No domínio da Construção, esta problemática requer uma intervenção multidisciplinar, que integra especialistas de diversas áreas, desde o projetista, o engenheiro e o arquiteto ao construtor, o conservador ou o arqueólogo.

No dia 9 de junho, Miguel Santos aborda o tema da reabilitação urbana na sua complexidade, identificando as metodologias de abordagem e a diversidade das técnicas usadas.

Como sempre, o seu lugar está garantido, basta que se inscreva aqui. Até lá!

Acelerador Qualifica
01-06-2022

Sabe o que é o Acelerador Qualifica?

O Acelerador Qualifica é um incentivo atribuído aos adultos que, reunindo determinadas condições de elegibilidade, concluam uma qualificação escolar ou profissional através de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Esta medida, enquadrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Estado português, visa incentivar o regresso dos adultos a processos de aprendizagem ao longo da vida que contribuam para a obtenção de uma qualificação escolar ou profissional.

O montante a atribuir a cada adulto, como apoio financeiro no âmbito desta medida, corresponde a 1,25 do indexante de apoios sociais (IAS), valor a atualizar anualmente durante o período de vigência da medida.

Com este incentivo, pretende-se valorizar e incentivar o esforço dos adultos que, tendo abandonado a escola sem concluir o 12º ano ou sem obter uma qualificação profissional, decidem regressar e apostar no aumento da qualificação. Até agora, o RVCC era a única modalidade do Sistema Nacional de Qualificações que não tinha qualquer apoio financeiro associado. A possibilidade de aceder a apoios para fazer face a despesas com transporte, alimentação ou outras, já existente para as modalidades de formação, será um importante incentivo para trazer mais adultos pouco qualificados aos Centros Qualifica, contribuindo para a sua integração e para a melhoria das suas condições de vida.

Com um investimento total de 55 milhões de euros, a meta é atingir cem mil adultos até 2025.

Informe-se no Centro Qualifica do CICCOPN e certifique as suas competências.

Mais qualificação, melhor emprego!

Quinta às Cinco
31-05-2022

Webinários de junho e julho

Antes da nossa habitual pausa de verão, ainda vamos realizar três webinários nos meses de junho e julho. Nos dias 9 e 30 de junho, falamos de reabilitação de edifícios e de segurança dos equipamentos de trabalho, respetivamente, dois temas de grande importância para quem trabalha na construção. No dia 14 de julho, o tópico será a acessibilidade para todos, uma abordagem às melhores formas de garantir o acesso a quem tem mais dificuldades.

Sabemos que vai gostar destes webinários, por isso, vamos guardar-lhe um lugar.

Veja mais aqui.

Quinta às Cinco
30-05-2022

Webinário “Sustentabilidade na Construção”

O nosso último webinário, “Sustentabilidade na construção”, abordou um tema atual e que desperta o interesse de todas as pessoas atentas às problemáticas ambientais.

Se não pôde assistir ao evento, pode ver a gravação aqui e pode também ver a apresentação do orador aqui.

O próximo webinário será no dia 9 de junho e nele vamos abordar o tópico da reabilitação de edifícios. Contamos com a sua presença.

Até lá!

Dia de África
25-05-2022

Dia de África celebra o multiculturalismo

O CICCOPN celebra hoje o Dia de África, em conjunto com os nossos formandos oriundos de Angola, Guiné e São Tomé e Príncipe, oferecendo um almoço diferente, composto por pratos e sobremesas tradicionais desses países.

O Dia de África foi instituído pelas Nações Unidas em 1972 e assinala a criação da Organização da Unidade Africana, em 25 de maio de 1963, em Adis Abeba, Etiópia.

O CICCOPN tem atualmente várias dezenas de formandos vindos dos PALOP, num ambiente integrativo e multicultural.

CICCOPN Portas Abertas
19-05-2022

CICCOPN Portas Abertas

Numa altura de decisões importantes para a vida de muitos jovens, o CICCOPN é a escolha certa!

Nos dias 8 e 9 de junho, preparamos o CICCOPN Portas Abertas, um evento presencial para jovens, encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais, no qual damos a conhecer a nossa oferta formativa, os espaços de formação e as excelentes perspetivas de futuro para quem escolhe a via profissional para obter uma qualificação para o mercado de trabalho.

Para podermos organizar as visitas, indique aqui o dia e a hora que lhe são mais convenientes. Venha conhecer-nos!

Quinta às Cinco
19-05-2022

Webinário “Sustentabilidade na Construção”

As notícias sobre eventos naturais extremos e outros acontecimentos nefastos para o ser humano e a natureza são muito frequentes e cada vez se fala mais da sustentabilidade e da necessidade de todos contribuirmos para o desenvolvimento sustentável.

A Construção é um setor de atividade crucial para a economia, mas é também dos maiores consumidores de recursos e com maiores impactos ambientais. No dia 26 de maio, José Martins aborda a questão da sustentabilidade na Construção, apresenta conceitos e definições deste tema tão atual e sugere algumas estratégias de implementação.

O seu lugar está garantido, apenas tem de se inscrever aqui. Até lá!

Skills Digital
18-05-2022

CICCOPN alcança o pódio no SkillsPortugal Digital 2022

O CICCOPN esteve representado no SkillsPortugal Digital 2022 – Campeonato Nacional de Profissões Digitais por quatro formandos, que tiveram um desempenho excecional. De entre 133 concorrentes, merecem destaque a medalha de ouro de Margarida Ferreira, em Marketing Digital e e-Commerce, a de prata de Ahmad Kalthoum, em CAD Construção Civil – BIM, e a de bronze de Francisco Portela, em Domótica. Muitos parabéns a todos!

O CICCOPN fez-se também representar pelos jurados Sónia Ayres, Fernando Sousa e Sérgio Queirós, que ajudaram a avaliar os concorrentes, provenientes de 42 entidades de educação e formação.

Janelas Eficientes Classe+
28-04-2022

CICCOPN acolhe sessões práticas do curso de Instaladores de Janelas Eficientes CLASSE+

Como vem sendo habitual, o CICCOPN acolhe duas sessões práticas do curso de Instaladores de Janelas CLASSE+, promovido pela ADENE – Agência para a Energia. Este ano, as sessões decorrem nos dias 7 e 8 de junho e o objetivo será a realização, em cada um dos dias, de uma demonstração de manhã e outra de tarde. Cada uma das sessões contará com 20 participantes.

O curso de Instaladores de Janelas Eficientes CLASSE+ pretende contribuir para a qualidade das obras de instalação de janelas, garantindo que as soluções instaladas proporcionam os benefícios esperados em termos de redução de custos com energia e de melhoria das condições de conforto térmico e acústico.

As sessões destinam-se a instaladores, futuros instaladores e fabricantes de janelas, orçamentistas, empreiteiros e responsáveis de obra e utilizam métodos ativos de formação, privilegiando, desta forma, as atividades e a autonomia dos formandos, conjugados com métodos expositivos e demonstrativos.

No final do curso, após aprovação na avaliação efetuada, os participantes estarão em condições de requerer o reconhecimento como “Instalador de Janelas Eficientes CLASSE+”, com vista a integrar a respetiva bolsa de instaladores credenciados.

A etiqueta energética CLASSE+ permite conhecer e comparar, de forma clara e simples, o desempenho energético de produtos, materiais e soluções, nos quais se incluem as janelas. Apenas as empresas aderentes ao sistema CLASSE+ podem emitir essas etiquetas e, dessa forma, mostrar o desempenho energético dos seus produtos, dando-o a conhecer aos clientes e ao público em geral.

Protocolo cooperação dormitórios
22-04-2022

CICCOPN e parceiros disponibilizam dormitórios para estudantes dos PALOP

No passado dia 11 de abril, foi assinado um protocolo de cooperação entre o CICCOPN e três empresas de referência do setor da Construção – Casais, Mota Engil e Teixeira Duarte –, para a instalação, de forma gratuita, de contentores dormitórios no CICCOPN.

A instalação destes contentores dormitórios, com vista a começarem a ser utilizados no próximo mês de junho, pretende colmatar a necessidade de alojamento para formandos, fruto dos protocolos celebrados entre o CICCOPN e os países africanos de língua oficial portuguesa, o que faz com que várias dezenas de formandos estejam a ser recebidos no Centro, com o intuito de obterem qualificações profissionais no setor da Construção Civil.

De acordo com Rui Valente, Diretor do CICCOPN, “a área da Construção Civil continua a viver uma crise de escassez de mão de obra especializada, que se tem vindo a intensificar nos últimos anos, sendo um setor pouco procurado pelos jovens. Neste aspeto, a melhoria passa também pela contratação de profissionais qualificados e por empresas que apostem na qualidade dos seus produtos e dos seus trabalhadores, investindo na sua permanente valorização pessoal e profissional, levando a que o trabalho no setor se torne mais atrativo, ao devolver a estes profissionais, dos quais todos dependemos, o reconhecimento social que lhes é devido”.

O protocolo agora assinado tem ainda uma vertente de operacionalização de formação prática em contexto de trabalho (vulgarmente designado “estágio”), prevendo que os formandos dos PALOP possam ser acolhidos por estas empresas, para conclusão da parte teórica e tecnológica, com o devido aproveitamento.

Formação Vida Ativa
22-04-2022

CICCOPN prepara formação integrada na modalidade Vida Ativa, em parceria com três empresas

O CICCOPN está a preparar uma formação de “Operadores de Equipamentos de Movimentação de Terras”.

Esta formação, em colaboração com as empresas Casais, Mota Engil e Teixeira Duarte, vai decorrer nas instalações do IEFP em Penafiel e tem como destinatários os/as desempregados/as inscritos/as no centro de emprego.

Sabe mais informações aqui e faz a tua inscrição aqui.

Mais qualificação, melhor emprego!

Webinários Quinta às Cinco
21-04-2022

Webinário “Trabalhos em atmosferas explosivas”

O nosso último webinário, “Trabalhos em atmosferas explosivas”, teve uma forte participação, atendendo à grande importância do tema para a segurança de quem trabalha na Construção.

Se não conseguiu assistir ao evento, pode ver a gravação aqui e a apresentação da oradora aqui.

O próximo webinário chega a 12 de maio e o tema será as acessibilidades para todos. Contamos com a sua presença.

Até lá!

Ciclo de sessões Cidades Inteligentes e Construção 4.0
13-04-2022

Ciclo de sessões “Cidades Inteligentes e Construção 4.0”

Em abril e maio de 2022, a AICCOPN vai realizar um ciclo de sessões por videoconferência, subordinadas ao tema geral “Cidades Inteligentes e Construção 4.0”.

No âmbito da sua marca R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, a AICCOPN pretende, com estas sessões, capacitar os profissionais e as empresas e incentivá-los à adoção de metodologias modernas e soluções construtivas mais sustentáveis.

Saiba mais pormenores e inscreva-se aqui.

Webinários Quinta às Cinco
23-03-2022

Webinários de abril e maio

Os meses de abril e maio trazem mais webinários Quinta às Cinco, procurando ir ao encontro dos que nos acompanham.

Em abril, falamos sobre o comportamento térmico dos edifícios e sobre os trabalhos em atmosferas explosivas. Em maio, trazemos dois tópicos muito atuais: a acessibilidade para todos e a sustentabilidade na Construção.

Como é habitual, usamos a plataforma Teams, da Microsoft, para transmitir os webinários.

Veja aqui mais pormenores sobre os eventos.

Portugal for Ukraine
15-03-2022

CICCOPN realiza formação de Português para refugiados ucranianos

No âmbito da iniciativa “Portugal for Ukraine”, do Governo português, o CICCOPN vai realizar formações de Português Língua de Acolhimento para refugiados ucranianos que estejam ou venham a ser integrados em empresas, designadamente do setor da Construção.

Estão previstas três ações de formação, com as seguintes datas: 20 de abril, 18 de julho e 10 de outubro de 2022, em horário pós-laboral.

Veja mais aqui.